Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte

Translated title of the contribution: Writing learning using the description of works of art in a multilingual context

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

1 Citation (Scopus)
2 Downloads (Pure)

Abstract

O ensino integrado das artes motiva os alunos e complementa a aquisição de linguagem, permitindo aos alunos beneficiar de experiências interdisciplinares entre linguagem e arte (Haust, 2008). O artigo apresenta um projeto de investigação-ação de natureza inclusiva e transdisciplinar desenvolvido num contexto de diversidade linguística e cultural.
Os principais objetivos do estudo foram: (i) desenvolver competências de escrita através da arte em alunos de português língua não materna (PLNM) e (ii) melhorar as competências de escrita em alunos de língua materna, oriundos de meios socioeconómicos desfavorecidos.
O programa foi implementado numa turma de 3.º ano do 1º. Ciclo E.B e incidiu na produção escrita de textos descritivos. Os resultados obtidos no pós-teste mostram evoluções globais nas produções. Os textos são mais extensos, com marcadores textuais de macro e microestrutura do texto descritivo. Os alunos L2 evoluíram especialmente na qualidade das produções escritas e no enriquecimento de vocabulário.
Translated title of the contributionWriting learning using the description of works of art in a multilingual context
Original languagePortuguese
Pages (from-to)88-99
JournalSigno y Pensamiento
Volume36
Issue number71
DOIs
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • didática da língua
  • escrita
  • texto descritivo
  • contexto multilingue

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Writing learning using the description of works of art in a multilingual context'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this