Mulheres como nós? Da visibilidade ao mito – estratégias eficazes

Translated title of the contribution: WOMEN LIKE US? FROM VISIBILITY TO MYTH − EFFECTIVE STRATEGIES

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

De tempos a tempos houve mulheres notáveis que, com maior ou menor grau de intencionalidade, quiseram trazer ao nosso conhecimento vidas de outras, que as haviam antecedido, não menos excepcionais. O que terá levado a que esse repetido fenómeno não tenha sido episódico? Identificar quem foram algumas dessas figuras femininas, trazendo à luz os feitos de que haviam sido protagonistas, capazes de as tornarem, também em Portugal, senão ícones, mulheres de referência, eis alguns dos aspectos mais em foco na análise proposta. Estratégias eficazes de visibilidade. A que título (s)? Empoderando as feministas dotando-as com conhecimento histórico em torno de pares como as históricas sufragistas francesas, Marie Desraismes, Flora Tristan, Olympe de Gouges ou EugénieNiboyet e JeanneDeroin.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)47-51
JournalRevista Ártemis
VolumeXIX
Issue number1
Publication statusPublished - 2015

Fingerprint

Portugal
myth

Cite this

@article{f61aea11e4354e6b8839aad94b0314f1,
title = "Mulheres como n{\'o}s? Da visibilidade ao mito – estrat{\'e}gias eficazes",
abstract = "De tempos a tempos houve mulheres not{\'a}veis que, com maior ou menor grau de intencionalidade, quiseram trazer ao nosso conhecimento vidas de outras, que as haviam antecedido, n{\~a}o menos excepcionais. O que ter{\'a} levado a que esse repetido fen{\'o}meno n{\~a}o tenha sido epis{\'o}dico? Identificar quem foram algumas dessas figuras femininas, trazendo {\`a} luz os feitos de que haviam sido protagonistas, capazes de as tornarem, tamb{\'e}m em Portugal, sen{\~a}o {\'i}cones, mulheres de refer{\^e}ncia, eis alguns dos aspectos mais em foco na an{\'a}lise proposta. Estrat{\'e}gias eficazes de visibilidade. A que t{\'i}tulo (s)? Empoderando as feministas dotando-as com conhecimento hist{\'o}rico em torno de pares como as hist{\'o}ricas sufragistas francesas, Marie Desraismes, Flora Tristan, Olympe de Gouges ou Eug{\'e}nieNiboyet e JeanneDeroin.",
author = "Isabel Lousada",
year = "2015",
language = "Portuguese",
volume = "XIX",
pages = "47--51",
journal = "Revista {\'A}rtemis",
issn = "1807-8214",
number = "1",

}

Mulheres como nós? Da visibilidade ao mito – estratégias eficazes. / Lousada, Isabel.

In: Revista Ártemis, Vol. XIX, No. 1, 2015, p. 47-51.

Research output: Contribution to journalArticle

TY - JOUR

T1 - Mulheres como nós? Da visibilidade ao mito – estratégias eficazes

AU - Lousada, Isabel

PY - 2015

Y1 - 2015

N2 - De tempos a tempos houve mulheres notáveis que, com maior ou menor grau de intencionalidade, quiseram trazer ao nosso conhecimento vidas de outras, que as haviam antecedido, não menos excepcionais. O que terá levado a que esse repetido fenómeno não tenha sido episódico? Identificar quem foram algumas dessas figuras femininas, trazendo à luz os feitos de que haviam sido protagonistas, capazes de as tornarem, também em Portugal, senão ícones, mulheres de referência, eis alguns dos aspectos mais em foco na análise proposta. Estratégias eficazes de visibilidade. A que título (s)? Empoderando as feministas dotando-as com conhecimento histórico em torno de pares como as históricas sufragistas francesas, Marie Desraismes, Flora Tristan, Olympe de Gouges ou EugénieNiboyet e JeanneDeroin.

AB - De tempos a tempos houve mulheres notáveis que, com maior ou menor grau de intencionalidade, quiseram trazer ao nosso conhecimento vidas de outras, que as haviam antecedido, não menos excepcionais. O que terá levado a que esse repetido fenómeno não tenha sido episódico? Identificar quem foram algumas dessas figuras femininas, trazendo à luz os feitos de que haviam sido protagonistas, capazes de as tornarem, também em Portugal, senão ícones, mulheres de referência, eis alguns dos aspectos mais em foco na análise proposta. Estratégias eficazes de visibilidade. A que título (s)? Empoderando as feministas dotando-as com conhecimento histórico em torno de pares como as históricas sufragistas francesas, Marie Desraismes, Flora Tristan, Olympe de Gouges ou EugénieNiboyet e JeanneDeroin.

M3 - Article

VL - XIX

SP - 47

EP - 51

JO - Revista Ártemis

JF - Revista Ártemis

SN - 1807-8214

IS - 1

ER -