What did the Composer Antonio de Ribera Learn from Alonso Pérez de Alba at Seville Cathedral? A New Look at Ribera’s Missa Sine Nomine and Devotional Motets

Research output: Contribution to journalArticle

3 Downloads (Pure)

Abstract

Este artigo analisa a obra sacra de Antonio de Ribera (m. 1527?) e a sua relação com a música de Alonso Pérez de Alba (m. 1504). Os dois compositores cruzaram os seus percursos na Catedral de Sevilha. Alba integrou a Catedral como cantor em 1482 e, mais tarde, tornou-se mestre de capela e mestre do coro, até à sua saída em 1497; e há registos de Ribera como jovem cantor da catedral entre 1496-8. A escassez de documentação dificulta a percepção sobre a real natureza da relação entre ambos. Contudo, tendo em conta que a carreira de Alba estaria numa fase mais avançada quando se conheceram, é seguro presumir que este terá influenciado Ribera.

A análise da música sacra preservada da autoria de Ribera (a Missa sine nomine e dois motetes devocionais) valida esta hipótese. O estilo dos dois compositores é consideravelmente semelhante no que se refere à linguagem de contraponto e aos detalhes de composição. Contudo, o tamanho limitado da amostra e a funcionalidade específica destas peças impede-nos de determinar até que ponto as semelhanças resultam da influência directa de Alba ou da tradição musical da Catedral de Sevilha.

Para contextualizar a análise musical, este artigo revê numa perspectiva historiográfica a biografia de Ribera e as diversas atribuições (e falsas atribuições) das suas peças, no sentido de clarificar também alguns casos em que música será provavelmente da autoria do compositor mais tardio, Bernardino de Ribera.
Original languageEnglish
Pages (from-to)29-62
Number of pages34
JournalRevista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology
Volume6
Issue number1
Publication statusPublished - 2019

Keywords

  • Antonio de Ribera
  • Bernardino de Ribera
  • Alonso Pérez de Alba
  • Missa sine nomine
  • Motete devocional
  • Ave Maria
  • Oração votiva
  • Patris sapientia

Fingerprint Dive into the research topics of 'What did the Composer Antonio de Ribera Learn from Alonso Pérez de Alba at Seville Cathedral? A New Look at Ribera’s Missa Sine Nomine and Devotional Motets'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this