VoW - Value of the Wave and Ocean Culture

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

O principal objetivo do estudo consiste no desenvolvimento de um Modelo de Valorização de Zonas Costeiras utilizadas para os desportos de ondas, visando uma gestão sustentável e integrada a longo prazo, através da construção de uma boa governância.

Este projeto procura avaliar e quantificar os benefícios regionais e locais, sejam eles económicos, sociais, culturais ou ambientais, provenientes de uma atividade recreativa, profissional ou turística que ocorre ao longo de todo o ano, e que está diretamente relacionada com as zonas costeiras e o mar – o SURF (vários tipos de desportos que utilizam a onda). Avalia igualmente o impacto económico dos eventos nacionais e internacionais nomeadamente os de competição de surf. Pretende igualmente avaliar os serviços de ecossistemas inerentes ao valor do recurso onda.

Os resultados obtidos com este trabalho apoiarão os decisores locais, na implantação de negócios e também o público em geral no reconhecimento do valor intrínseco das zonas de surf, contribuindo para um planeamento e ordenamento sustentável com vista à gestão e proteção das zonas costeiras.

O projeto VoW além de envolver três faculdades da Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Economia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) tem-se vindo a desenvolver em estreita colaboração com a associação SOS Salvem o Surf, com o Instituto de Ciências Sociais e com a Universidade Fernando Pessoa (Porto)
Translated title of the contributionVoW - Value of the Wave and Ocean Culture
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 2015
EventGulbenkian Oceans Hub - BLUE BUSINESS FORUM - Feira Internacional de Lisboa, Lisboa, Portugal
Duration: 4 Jun 20156 Jun 2015

Conference

ConferenceGulbenkian Oceans Hub - BLUE BUSINESS FORUM
CountryPortugal
CityLisboa
Period4/06/156/06/15

Fingerprint

Values

Cite this

Vasconcelos, L. M. T. D. (2015). Valor das Ondas e Cultura Oceânica. Abstract from Gulbenkian Oceans Hub - BLUE BUSINESS FORUM, Lisboa, Portugal.
Vasconcelos, Lia Maldonado Teles de. / Valor das Ondas e Cultura Oceânica. Abstract from Gulbenkian Oceans Hub - BLUE BUSINESS FORUM, Lisboa, Portugal.
@conference{0ce9e1200a404c13b04e463310f9f8b0,
title = "Valor das Ondas e Cultura Oce{\^a}nica",
abstract = "O principal objetivo do estudo consiste no desenvolvimento de um Modelo de Valoriza{\cc}{\~a}o de Zonas Costeiras utilizadas para os desportos de ondas, visando uma gest{\~a}o sustent{\'a}vel e integrada a longo prazo, atrav{\'e}s da constru{\cc}{\~a}o de uma boa govern{\^a}ncia.Este projeto procura avaliar e quantificar os benef{\'i}cios regionais e locais, sejam eles econ{\'o}micos, sociais, culturais ou ambientais, provenientes de uma atividade recreativa, profissional ou tur{\'i}stica que ocorre ao longo de todo o ano, e que est{\'a} diretamente relacionada com as zonas costeiras e o mar – o SURF (v{\'a}rios tipos de desportos que utilizam a onda). Avalia igualmente o impacto econ{\'o}mico dos eventos nacionais e internacionais nomeadamente os de competi{\cc}{\~a}o de surf. Pretende igualmente avaliar os servi{\cc}os de ecossistemas inerentes ao valor do recurso onda.Os resultados obtidos com este trabalho apoiar{\~a}o os decisores locais, na implanta{\cc}{\~a}o de neg{\'o}cios e tamb{\'e}m o p{\'u}blico em geral no reconhecimento do valor intr{\'i}nseco das zonas de surf, contribuindo para um planeamento e ordenamento sustent{\'a}vel com vista {\`a} gest{\~a}o e prote{\cc}{\~a}o das zonas costeiras.O projeto VoW al{\'e}m de envolver tr{\^e}s faculdades da Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ci{\^e}ncias e Tecnologia, Faculdade de Economia e Faculdade de Ci{\^e}ncias Sociais e Humanas) tem-se vindo a desenvolver em estreita colabora{\cc}{\~a}o com a associa{\cc}{\~a}o SOS Salvem o Surf, com o Instituto de Ci{\^e}ncias Sociais e com a Universidade Fernando Pessoa (Porto)",
author = "Vasconcelos, {Lia Maldonado Teles de}",
note = "Sem PDF.; null ; Conference date: 04-06-2015 Through 06-06-2015",
year = "2015",
language = "Portuguese",

}

Vasconcelos, LMTD 2015, 'Valor das Ondas e Cultura Oceânica' Gulbenkian Oceans Hub - BLUE BUSINESS FORUM, Lisboa, Portugal, 4/06/15 - 6/06/15, .

Valor das Ondas e Cultura Oceânica. / Vasconcelos, Lia Maldonado Teles de.

2015. Abstract from Gulbenkian Oceans Hub - BLUE BUSINESS FORUM, Lisboa, Portugal.

Research output: Contribution to conferenceAbstract

TY - CONF

T1 - Valor das Ondas e Cultura Oceânica

AU - Vasconcelos, Lia Maldonado Teles de

N1 - Sem PDF.

PY - 2015

Y1 - 2015

N2 - O principal objetivo do estudo consiste no desenvolvimento de um Modelo de Valorização de Zonas Costeiras utilizadas para os desportos de ondas, visando uma gestão sustentável e integrada a longo prazo, através da construção de uma boa governância.Este projeto procura avaliar e quantificar os benefícios regionais e locais, sejam eles económicos, sociais, culturais ou ambientais, provenientes de uma atividade recreativa, profissional ou turística que ocorre ao longo de todo o ano, e que está diretamente relacionada com as zonas costeiras e o mar – o SURF (vários tipos de desportos que utilizam a onda). Avalia igualmente o impacto económico dos eventos nacionais e internacionais nomeadamente os de competição de surf. Pretende igualmente avaliar os serviços de ecossistemas inerentes ao valor do recurso onda.Os resultados obtidos com este trabalho apoiarão os decisores locais, na implantação de negócios e também o público em geral no reconhecimento do valor intrínseco das zonas de surf, contribuindo para um planeamento e ordenamento sustentável com vista à gestão e proteção das zonas costeiras.O projeto VoW além de envolver três faculdades da Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Economia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) tem-se vindo a desenvolver em estreita colaboração com a associação SOS Salvem o Surf, com o Instituto de Ciências Sociais e com a Universidade Fernando Pessoa (Porto)

AB - O principal objetivo do estudo consiste no desenvolvimento de um Modelo de Valorização de Zonas Costeiras utilizadas para os desportos de ondas, visando uma gestão sustentável e integrada a longo prazo, através da construção de uma boa governância.Este projeto procura avaliar e quantificar os benefícios regionais e locais, sejam eles económicos, sociais, culturais ou ambientais, provenientes de uma atividade recreativa, profissional ou turística que ocorre ao longo de todo o ano, e que está diretamente relacionada com as zonas costeiras e o mar – o SURF (vários tipos de desportos que utilizam a onda). Avalia igualmente o impacto económico dos eventos nacionais e internacionais nomeadamente os de competição de surf. Pretende igualmente avaliar os serviços de ecossistemas inerentes ao valor do recurso onda.Os resultados obtidos com este trabalho apoiarão os decisores locais, na implantação de negócios e também o público em geral no reconhecimento do valor intrínseco das zonas de surf, contribuindo para um planeamento e ordenamento sustentável com vista à gestão e proteção das zonas costeiras.O projeto VoW além de envolver três faculdades da Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Economia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) tem-se vindo a desenvolver em estreita colaboração com a associação SOS Salvem o Surf, com o Instituto de Ciências Sociais e com a Universidade Fernando Pessoa (Porto)

M3 - Abstract

ER -

Vasconcelos LMTD. Valor das Ondas e Cultura Oceânica. 2015. Abstract from Gulbenkian Oceans Hub - BLUE BUSINESS FORUM, Lisboa, Portugal.