Virtualidades musicais em período de COVID-19: práticas, discursos e experiências na cibercultura

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

Abstract

Este estudo aborda a produção musical que emerge no ano de 2020 como reação à pandemia de COVID-19. Pretende refletir sobre os usos da música na internet e das tecnologias digitais no quotidiano. Os objetivos são listar, analisar e compreender práticas, discursos e experiências musicais desenvolvidas.
Questiona: como é que foram produzidas, promovidas e disseminadas por computadores? Com que ferrramentas? Quais os valores que as obras comportam e o que estes nos dizem sobre os seus agentes, contextos e o momento histórico? Que leituras podem ser feitas a partir destas práticas, e como evidenciam articulações entre música e virtualidade? A perspetiva é construtivista e baseia-se num enquadramento teórico-metodológico onde a música é um processo social cujos materiais são criados, transformados e
circulados de acordo com o seu contexto. Conclui-se que a terminologia medicinal da COVID-19 serviu de inspiração para a criação de obras musicais. Que as tecnologias de realidade estendida adquiriram destaque e permitiram produzir e aceder a espetáculos musicais a partir de casa. Finalmente, que ocorreu uma transformação estética nos vídeos musicais, os seus processos de elaboração foram reconfigurados.
Original languagePortuguese
Title of host publicationMusicologia em tempo de crise
Subtitle of host publicationretrospectivas e perspectivas
EditorsMayra Pereira, Rodolfo Valverde
Place of PublicationJuiz de Fora
PublisherCentro Cultural Pró-Música/UFJF
Chapter3
Pages33-47
Number of pages14
ISBN (Electronic)978-65-88044-01-8
Publication statusPublished - Nov 2022

Keywords

  • Virtualidade musical
  • Pandemia Covid 19
  • Música e cibercultura
  • Tecnologias musicais

Cite this