Violência online no jornalismo: guia de prevenção e boas práticas

Maria João Silveirinha (Editor/Coordinator), João Miranda (Editor/Coordinator), Susana Sampaio-Dias (Editor/Coordinator), Bibiana Garcez (Editor/Coordinator), Filipa Subtil (Editor/Coordinator), Carla Cerqueira (Editor/Coordinator), Bruno Santos Nascimento Dias, Inês Amaral

Research output: Book/ReportBookpeer-review

10 Downloads (Pure)

Abstract

O Guia está subdividido em quatro partes — empresas noticiosas, outras entidades e associações, jornalistas e freelancers. De notar que consideramos que é, antes de mais, às empresas jornalísticas e a outras entidades e associações que cabe o primeiro papel na prevenção e nas boas práticas. As organizações jornalísticas têm um dever urgente de apoiar as suas e os seus profissionais porque o problema não se coloca ao nível individual. Preventivamente, uma das primeiras medidas a tomar por parte das organizações noticiosas e outras entidades é combater a normalização e aumentar a consciencialização de que o problema é real e que deve de ser denunciado.

Abordar a questão da violência online na sua forma de política institucional e tornar o mais simples possível a editores/as e gestores/as implementar medidas de prevenção envia para a sociedade um sinal de que não é aceitável que jornalistas — especialmente mulheres e jornalistas pertencentes a diferentes grupos minoritários — tenham de viver com esse tipo de abuso todos os dias e que os órgãos de comunicação social reconhecem que esta não é uma forma aceitável de exercer a sua profissão. Além disso, tal como se preparam jornalistas para questões de segurança física, é fundamental formar essas pessoas em segurança e defesa online.

As recomendações que apresentamos abordam, pois, práticas de prevenção e atuação no caso de os ataques acontecerem. Na última seção, é possível consultar outras fontes e guias que, escritos por especialistas em segurança, privacidade digital e violência baseada no género, basearam em larga medida as boas práticas que aqui reunimos.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova
Number of pages22
ISBN (Print)978-989-9048-32-4
Publication statusPublished - 2022

Keywords

  • Violência online
  • Jornalismo
  • Género
  • Pandemias
  • Ódio

Cite this