Vamos falar com os nossos botões: uma oficina do século XIX na Mouraria

Tânia Manuel Casimiro, Vasco Noronha Vieira, Vanessa Filipe, Cleia Detry

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

1 Downloads (Pure)

Abstract

Durante a intervenção arqueológica levada a cabo no Largo da Atafona, na Mouraria, local onde seria colocada uma ilha ecológica, foram encontrados diversos vestígios arqueológicos, balizáveis desde a Idade Média ao século XX. Sobre um pavimento possível de datar dos inícios século XIX, foram reconhecidas evidências que podem ser relacionadas com o que restou de uma oficina de produção de botões em osso. Ali foram recuperados diversos vestígios da cadeia produtiva, desde a matéria-prima a ossos recortados, placas e lascas com marcas de corte circular associados a alguns exemplos de produtos já acabados, de diferentes dimensões. A produção artesanal de botões em osso durante o século XIX é uma realidade bem documentada em diversos países. O seu reconhecimento num contexto arqueológico oitocentista em Portugal é, no entanto, uma novidade. É assim objectivo deste trabalho demonstrar o tipo de produção aqui identificada e a tipologia dos objectos produzidos relacionando-os com a sua utilização no quotidiano dos lisboetas durante o século XIX, reflectindo sobre as características económicas, sociais e ideológicas de quem os utilizava.
Original languagePortuguese
Title of host publicationExtrair e Produzir
Subtitle of host publicationDos Primeiros Artefactos à Civilização
EditorsJoão Carlos Senna-Martinez, Ana Cristina Martins, Ana Caessa, António Marques, Isabel Cameira
Place of PublicationLisboa
PublisherCâmara Municipal de Lisboa/ Direção Municipal de Cultura/ Departamento de Património Cultural/ Centro de Arqueologia de Lisboa Sociedade de Geografia de Lisboa / Secção de Arqueologia
Pages133-140
Number of pages8
ISBN (Print)978-972-8543-53-2
Publication statusPublished - 2019
Event3º Seminário Fragmentos de Arqueologia de Lisboa - Lisboa, Portugal
Duration: 20 Nov 201821 Nov 2018

Conference

Conference3º Seminário Fragmentos de Arqueologia de Lisboa
CountryPortugal
CityLisboa
Period20/11/1821/11/18

Keywords

  • Botões em osso
  • Oficina
  • Manufactura
  • Século XIX

Cite this

Casimiro, T. M., Noronha Vieira, V., Filipe, V., & Detry, C. (2019). Vamos falar com os nossos botões: uma oficina do século XIX na Mouraria. In J. C. Senna-Martinez, A. C. Martins, A. Caessa, A. Marques, & I. Cameira (Eds.), Extrair e Produzir: Dos Primeiros Artefactos à Civilização (pp. 133-140). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa/ Direção Municipal de Cultura/ Departamento de Património Cultural/ Centro de Arqueologia de Lisboa Sociedade de Geografia de Lisboa / Secção de Arqueologia.