Valores intrínsecos do trabalho entre diplomados do Ensino Superior: Relevância e significados

Research output: Book/ReportBook

Abstract

A inserção profissional de diplomados do ensino superior é uma área de investigação relativamente recente. Os diversos estudos levados a cabo têm discutido questões de natureza objetiva ou as dimensões subjetivas da inserção. A nossa pesquisa inseriu-se numa investigação mais ampla, “Percursos de inserção dos licenciados: relações objetivas e subjetivas com o trabalho” que teve como objeto os diplomados da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa. Focámo-nos nos valores do trabalho que estes diplomados procuram concretizar (no e através do trabalho) contribuindo para aprofundar o conhecimento sobre esta temática. Se considerarmos que os estudos centrados única e exclusivamente em universos constituídos por diplomados não têm sido abundantes, esta análise assume maior relevo. Conjugámos duas metodologias distintas mas complementares, procurando explorar o conteúdo conferido pelos indivíduos aos valores intrínsecos, uma vez que o conhecimento do significado que lhes é atribuído tem sido pouco explorado na análise sociológica, não fazendo jus à sua aparente relevância no conhecimento das relações subjetivas que os sujeitos estabelecem com o trabalho.
Original languagePortuguese
Place of PublicationRiga
PublisherNovas Edições Académicas
Number of pages188
ISBN (Print)978-620-2-19559-1
Publication statusPublished - 28 Jun 2018

Cite this

@book{d899623da87a42b7beb907becaad7697,
title = "Valores intr{\'i}nsecos do trabalho entre diplomados do Ensino Superior: Relev{\^a}ncia e significados",
abstract = "A inser{\cc}{\~a}o profissional de diplomados do ensino superior {\'e} uma {\'a}rea de investiga{\cc}{\~a}o relativamente recente. Os diversos estudos levados a cabo t{\^e}m discutido quest{\~o}es de natureza objetiva ou as dimens{\~o}es subjetivas da inser{\cc}{\~a}o. A nossa pesquisa inseriu-se numa investiga{\cc}{\~a}o mais ampla, “Percursos de inser{\cc}{\~a}o dos licenciados: rela{\cc}{\~o}es objetivas e subjetivas com o trabalho” que teve como objeto os diplomados da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa. Foc{\'a}mo-nos nos valores do trabalho que estes diplomados procuram concretizar (no e atrav{\'e}s do trabalho) contribuindo para aprofundar o conhecimento sobre esta tem{\'a}tica. Se considerarmos que os estudos centrados {\'u}nica e exclusivamente em universos constitu{\'i}dos por diplomados n{\~a}o t{\^e}m sido abundantes, esta an{\'a}lise assume maior relevo. Conjug{\'a}mos duas metodologias distintas mas complementares, procurando explorar o conte{\'u}do conferido pelos indiv{\'i}duos aos valores intr{\'i}nsecos, uma vez que o conhecimento do significado que lhes {\'e} atribu{\'i}do tem sido pouco explorado na an{\'a}lise sociol{\'o}gica, n{\~a}o fazendo jus {\`a} sua aparente relev{\^a}ncia no conhecimento das rela{\cc}{\~o}es subjetivas que os sujeitos estabelecem com o trabalho.",
author = "Paula Reis",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013",
year = "2018",
month = "6",
day = "28",
language = "Portuguese",
isbn = "978-620-2-19559-1",
publisher = "Novas Edi{\cc}{\~o}es Acad{\'e}micas",

}

Valores intrínsecos do trabalho entre diplomados do Ensino Superior: Relevância e significados. / Reis, Paula.

Riga : Novas Edições Académicas, 2018. 188 p.

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - Valores intrínsecos do trabalho entre diplomados do Ensino Superior: Relevância e significados

AU - Reis, Paula

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013

PY - 2018/6/28

Y1 - 2018/6/28

N2 - A inserção profissional de diplomados do ensino superior é uma área de investigação relativamente recente. Os diversos estudos levados a cabo têm discutido questões de natureza objetiva ou as dimensões subjetivas da inserção. A nossa pesquisa inseriu-se numa investigação mais ampla, “Percursos de inserção dos licenciados: relações objetivas e subjetivas com o trabalho” que teve como objeto os diplomados da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa. Focámo-nos nos valores do trabalho que estes diplomados procuram concretizar (no e através do trabalho) contribuindo para aprofundar o conhecimento sobre esta temática. Se considerarmos que os estudos centrados única e exclusivamente em universos constituídos por diplomados não têm sido abundantes, esta análise assume maior relevo. Conjugámos duas metodologias distintas mas complementares, procurando explorar o conteúdo conferido pelos indivíduos aos valores intrínsecos, uma vez que o conhecimento do significado que lhes é atribuído tem sido pouco explorado na análise sociológica, não fazendo jus à sua aparente relevância no conhecimento das relações subjetivas que os sujeitos estabelecem com o trabalho.

AB - A inserção profissional de diplomados do ensino superior é uma área de investigação relativamente recente. Os diversos estudos levados a cabo têm discutido questões de natureza objetiva ou as dimensões subjetivas da inserção. A nossa pesquisa inseriu-se numa investigação mais ampla, “Percursos de inserção dos licenciados: relações objetivas e subjetivas com o trabalho” que teve como objeto os diplomados da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa. Focámo-nos nos valores do trabalho que estes diplomados procuram concretizar (no e através do trabalho) contribuindo para aprofundar o conhecimento sobre esta temática. Se considerarmos que os estudos centrados única e exclusivamente em universos constituídos por diplomados não têm sido abundantes, esta análise assume maior relevo. Conjugámos duas metodologias distintas mas complementares, procurando explorar o conteúdo conferido pelos indivíduos aos valores intrínsecos, uma vez que o conhecimento do significado que lhes é atribuído tem sido pouco explorado na análise sociológica, não fazendo jus à sua aparente relevância no conhecimento das relações subjetivas que os sujeitos estabelecem com o trabalho.

M3 - Book

SN - 978-620-2-19559-1

BT - Valores intrínsecos do trabalho entre diplomados do Ensino Superior: Relevância e significados

PB - Novas Edições Académicas

CY - Riga

ER -