Validação preliminar da versão portuguesa do ‘Barcelona Music Reward Questionnaire

Research output: Contribution to conferenceAbstractpeer-review

Abstract

Problema e propósito. Porque gostamos de música? O Barcelona Music Reward Questionnaire (BMRQ) procura perceber as facetas principais da vivência musical ique podem explicar a variância observada no modo como as pessoas se sentem recompensadas com a música. O objectivo deste estudo é a tradução, adaptação e validação da versão portuguesa deste questionário.

Método. O BMRQ foi traduzido a partir das versões espanhola, inglesa e francesa. A versão portuguesa foi retrovertida para inglês por uma psicóloga bilingue, obtendo-se um resultado muito próximo do original.

Para uma validação inicial do QRMB foi realizada uma aplicação durante um concerto dos “Voice’n’combo” em Torres Vedras.

O questionário é constituído por 5 sub-escalas (Procura musical, Evocação emocional, Regulação do humor, Recompensa social, Sensório-motor) que se num resultado global de recompensa musical. Foram igualmente incluídos itens relativos à importância da música na vida e ao nível de bem-estar. Todas as questões foram respondidas numa escala de Likert (1: discordo completamente a 5: concordo completamente).

Resultados. Dos 300 questionários distribuídos foram devolvidos 150, com 137 utilizáveis para os cálculos. A consistência interna total é de 0,84 (alfa de Cronbach), mas nas sub-escalas alguns valores são pouco satisfatórios. Estas sub-escalas correlacionam-se moderadamente entre si e com a importância da música mas não com o bem-estar.

Discussão. A versão portuguesa do BMRQ tem bons indicadores de validade e precisa de alguma melhoria de garantia nas sub-escalas. As aplicações desta escala são discutidas, nomeadamente na investigação das emoções e das recompensas associadas à música.
Original languagePortuguese
Pages44-45
Number of pages2
Publication statusPublished - Nov 2018
EventVIII ENIM: Encontro de Investigação em Música - Escola Superior de Educação do Porto, Porto, Portugal
Duration: 8 Nov 201810 Nov 2018
Conference number: VIII
http://www.spimusica.pt/

Conference

ConferenceVIII ENIM
Abbreviated titleENIM
CountryPortugal
CityPorto
Period8/11/1810/11/18
Internet address

Cite this