Uma “Poesia-Música”: Porque Não? O Tom Thumb’s Alphabet, o ABC das virtudes de Nossa Senhora, a cartilha de ABC

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

168 Downloads (Pure)

Abstract

No Tom Thumb’s Alphabet, no Abc das Virtudes de Nossa Senhora e na Cartilha de Abc: obras poéticas que pertencem ao grande corpus da literatura oral, a poesia e a música fusionam. De fato, estas obras poéticas de onde emergem “as vozes” do passado como explica Paul Zumthor, também transportam e comunicam o ritmo de uma determinada língua. A voz como um instrumento de música (som, frequência, intensidade e timbre) expressa os textos numa performance (corpo) que se desenrola num tempo e num espaço único.
Exercem assim uma função pedagógica para a comunidade que os ouve. São
poemas funcionais. Ademais estas três criações poéticas são criadas a partir de num elemento gráfico (visual) que também se torna son. O ritmo é formulado externamente e internamente pelo alfabeto criando uma dialética entre o visual e o sonoro. Assim, a poesia produz a música e a música é poesia.
Original languagePortuguese
Title of host publicationCircularidade das Vozes e Escrituras
EditorsBeliza Mello
Place of PublicationBrasil
PublisherUFPB
Pages49- 61
Number of pages12
ISBN (Print)9788523712716
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • Abc poético
  • Literatura Oral
  • Música
  • Ritmo
  • Voz poética

Cite this

Sémik, V. L. D. S. (2017). Uma “Poesia-Música”: Porque Não? O Tom Thumb’s Alphabet, o ABC das virtudes de Nossa Senhora, a cartilha de ABC. In B. Mello (Ed.), Circularidade das Vozes e Escrituras (pp. 49- 61). Brasil: UFPB.