Um passeio nocturno, em Lisboa, na companhia de D. Rámon

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

19 Downloads (Pure)

Abstract

O presente artigo insere-se num estudo mais abrangente que visa estreitar a relação entre turismo e a obra literária de António José Branquinho da Fonseca, complementada com um ‘olhar’ contemporâneo. Deste modo, partiu-se do conto ‘A Tragédia de D. Ramon’, inserido na colectânea Caminhos Magnéticos, publicado em 1938, para propor um itinerário urbano pelos diferentes patrimónios que compõem uma parte de Lisboa - da rua da Madalena, passando pelo elevador de Santa Justa, Travessa da Queimada, Chiado, Doca da Alfândega, terminando onde começou, na rua da Madalena - abordada pelo autor, reinterpretada pelo olhar fotográfico e atual do seu neto, Luís Branquinho da Fonseca Soares de Oliveira.
Original languagePortuguese
Title of host publicationLiteratura, viagens e turismo cultural no Brasil, em França e em Portugal
EditorsMaria Alexandre Lousada , Vitor Ambrósio
Place of PublicationLisboa
PublisherCentro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa (CEG-IGOT-ULisboa)
Pages213-230
Number of pages18
ISBN (Electronic)978-972-636-247-0
Publication statusPublished - 2017
EventIII Colóquio Internacional Interdisciplinar “Literatura, viagens e turismo cultural no Brasil, em França e em Portugal” - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Duration: 19 Jan 201521 Jan 2015

Conference

ConferenceIII Colóquio Internacional Interdisciplinar “Literatura, viagens e turismo cultural no Brasil, em França e em Portugal”
CountryPortugal
CityLisboa
Period19/01/1521/01/15

Keywords

  • Turismo literário
  • Turismo cultural
  • Identidade cultural
  • Branquinho da Fonseca
  • Lisboa

Cite this