Um contributo para o ensino da edição de imagem de conteúdos noticiosos televisivos para jornalistas

Research output: Contribution to journalArticle

3 Downloads (Pure)

Abstract

Na era da convergência digital, são exigidas novas competências aos profissionais da informação. No caso do jornalismo televisivo, presentemente, os jornalistas desempenham funções/tarefas que, ainda há pouco tempo, eram apenas realizadas por profissionais altamente especializados, como seja a edição de imagem de conteúdos informativos. Perante esta realidade, os estabelecimentos do ensino superior, Universidades e Politécnicos, que preparam os futuros jornalistas, devem responder às novas necessidades formativas. Neste sentido, através do presente artigo, pretendemos propor algumas recomendações, no campo do ensino da edição de imagem de conteúdos informativos televisivos, que possam conduzir a uma melhoria do desempenho dos futuros jornalistas de televisão no exercício desta função/ tarefa.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)77-87
Number of pages10
JournalMedia & Jornalismo
Volume16
Issue number28
DOIs
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Conteúdos noticiosos
  • Edição de imagem
  • Ensino
  • Jornalistas
  • Televisão

Cite this

@article{1880989fdc7c45d78a86215a26b996a8,
title = "Um contributo para o ensino da edi{\cc}{\~a}o de imagem de conte{\'u}dos noticiosos televisivos para jornalistas",
abstract = "Na era da converg{\^e}ncia digital, s{\~a}o exigidas novas compet{\^e}ncias aos profissionais da informa{\cc}{\~a}o. No caso do jornalismo televisivo, presentemente, os jornalistas desempenham fun{\cc}{\~o}es/tarefas que, ainda h{\'a} pouco tempo, eram apenas realizadas por profissionais altamente especializados, como seja a edi{\cc}{\~a}o de imagem de conte{\'u}dos informativos. Perante esta realidade, os estabelecimentos do ensino superior, Universidades e Polit{\'e}cnicos, que preparam os futuros jornalistas, devem responder {\`a}s novas necessidades formativas. Neste sentido, atrav{\'e}s do presente artigo, pretendemos propor algumas recomenda{\cc}{\~o}es, no campo do ensino da edi{\cc}{\~a}o de imagem de conte{\'u}dos informativos televisivos, que possam conduzir a uma melhoria do desempenho dos futuros jornalistas de televis{\~a}o no exerc{\'i}cio desta fun{\cc}{\~a}o/ tarefa.",
keywords = "Conte{\'u}dos noticiosos, Edi{\cc}{\~a}o de imagem, Ensino, Jornalistas, Televis{\~a}o",
author = "Carlos Canelas and Abreu, {Jorge Ferraz de} and Jacinto Godinho",
note = "UID/CCI/04667/2016",
year = "2016",
doi = "10.14195/2183-5462_28_5",
language = "Portuguese",
volume = "16",
pages = "77--87",
journal = "Media & Jornalismo",
issn = "1645-5681",
number = "28",

}

Um contributo para o ensino da edição de imagem de conteúdos noticiosos televisivos para jornalistas. / Canelas, Carlos; Abreu, Jorge Ferraz de; Godinho, Jacinto.

In: Media & Jornalismo, Vol. 16, No. 28, 2016, p. 77-87.

Research output: Contribution to journalArticle

TY - JOUR

T1 - Um contributo para o ensino da edição de imagem de conteúdos noticiosos televisivos para jornalistas

AU - Canelas, Carlos

AU - Abreu, Jorge Ferraz de

AU - Godinho, Jacinto

N1 - UID/CCI/04667/2016

PY - 2016

Y1 - 2016

N2 - Na era da convergência digital, são exigidas novas competências aos profissionais da informação. No caso do jornalismo televisivo, presentemente, os jornalistas desempenham funções/tarefas que, ainda há pouco tempo, eram apenas realizadas por profissionais altamente especializados, como seja a edição de imagem de conteúdos informativos. Perante esta realidade, os estabelecimentos do ensino superior, Universidades e Politécnicos, que preparam os futuros jornalistas, devem responder às novas necessidades formativas. Neste sentido, através do presente artigo, pretendemos propor algumas recomendações, no campo do ensino da edição de imagem de conteúdos informativos televisivos, que possam conduzir a uma melhoria do desempenho dos futuros jornalistas de televisão no exercício desta função/ tarefa.

AB - Na era da convergência digital, são exigidas novas competências aos profissionais da informação. No caso do jornalismo televisivo, presentemente, os jornalistas desempenham funções/tarefas que, ainda há pouco tempo, eram apenas realizadas por profissionais altamente especializados, como seja a edição de imagem de conteúdos informativos. Perante esta realidade, os estabelecimentos do ensino superior, Universidades e Politécnicos, que preparam os futuros jornalistas, devem responder às novas necessidades formativas. Neste sentido, através do presente artigo, pretendemos propor algumas recomendações, no campo do ensino da edição de imagem de conteúdos informativos televisivos, que possam conduzir a uma melhoria do desempenho dos futuros jornalistas de televisão no exercício desta função/ tarefa.

KW - Conteúdos noticiosos

KW - Edição de imagem

KW - Ensino

KW - Jornalistas

KW - Televisão

U2 - 10.14195/2183-5462_28_5

DO - 10.14195/2183-5462_28_5

M3 - Article

VL - 16

SP - 77

EP - 87

JO - Media & Jornalismo

JF - Media & Jornalismo

SN - 1645-5681

IS - 28

ER -