Turismo, património ecocultural e estratégias de valorização territorial nas serras de fronteira da cordilheira central ibérica

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

As fronteiras constituem historicamente espaços de conflito, linhas de separação com distintas formas de articulação e politicas que, ao longo do tempo, condicionaram as formas de relação e ligação entre países ou regiões. Estes territórios, para além do seu valor natural, representam modos de vida particulares, com sistemas de aproveitamento agrícola e florestal, reveladores de uma apropriação sustentável, dos elementos físicos e dos recursos que albergam, permitindo construir paisagens e ecossistemas de relevância ecocultura, associado ao diverso património existente. Na actualidade, emergem novas oportunidades induzidas pela procura dos consumidores urbanos e as expectativas da sociedade em geral (procura de produtos de qualidade, de autenticidade, de turismo em espaço rural, etc.), oferecendo, assim, possibilidades de valorização dos recursos endógenos em vias de degradação, abandono e até desaparecimento. Os espaços de montanha, classificados como áreas naturais protegidas, exigem a coordenação de esforços entre os organismos de gestão, em virtude da sua condição física não conhecer fronteiras, pelo que as incidências de protecção ou agressão serão sentidas no seu conjunto, independentemente do país de ocorrência.
Original languagePortuguese
Title of host publicationXV Colóquio Ibérico de Geografia
Subtitle of host publicationRetos y tendencias de la Geografía Ibérica
EditorsR. García Marín, F. Alonso Sarría, F. Belmonte Serrato, D. Moreno Muñoz
Place of PublicationMúrcia
PublisherUniversidad de Murcia
Pages741-747
Number of pages6
ISBN (Print)978-84-944193-4-8
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Turismo
  • heritage
  • Mountain
  • Policy and Territorial Cohesion

Cite this

Fernandes, G. J. P. (2016). Turismo, património ecocultural e estratégias de valorização territorial nas serras de fronteira da cordilheira central ibérica. In R. García Marín, F. Alonso Sarría, F. Belmonte Serrato, & D. Moreno Muñoz (Eds.), XV Colóquio Ibérico de Geografia: Retos y tendencias de la Geografía Ibérica (pp. 741-747 ). Múrcia: Universidad de Murcia.