TRATAMENTO COM CIMENTO DE UM SOLO ARGILOSO DA REGIÃO DE ALMADA

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

São apresentados os resultados da utilização de cimento Portland IV na estabilização de um solo silto argiloso da unidade miocénica das “argilas azuis de Xabregas” recolhido na zona dos Capuchos, Caparica. O cimento foi adicionado nas percentagens de 8 e 12%, relativamente ao peso dos sólidos. O programa experimental apresentado estuda a influência da quantidade de cimento nas características de resistência e deformabilidade das misturas de solo-cimento, sob diferentes tempos de cura, em provetes compactados com o teor em água óptimo. Para as duas dosagens estudadas, verificou-se que o tempo de cura é fundamental na resistência à compressão simples das misturas de solo-cimento, tendo-se obtido valores de resistência das misturas tratadas com cimento bastante superiores aos valores de resistência das misturas sem tratamento. Estes valores atingiram cerca de 37,5 vezes para a mistura com 8% de cimento e cerca de 47,5 vezes para a mistura com 12% de cimento, para um período de cura de 90 dias.
Original languagePortuguese
Title of host publication14 CNG
PagesCD
Publication statusPublished - 2014
EventXIV Congresso Nacional de Geotecnia -
Duration: 1 Jan 2014 → …

Conference

ConferenceXIV Congresso Nacional de Geotecnia
Period1/01/14 → …

Cite this

@inproceedings{340f96d06a0441fdb139fe26136a5c0d,
title = "TRATAMENTO COM CIMENTO DE UM SOLO ARGILOSO DA REGI{\~A}O DE ALMADA",
abstract = "S{\~a}o apresentados os resultados da utiliza{\cc}{\~a}o de cimento Portland IV na estabiliza{\cc}{\~a}o de um solo silto argiloso da unidade mioc{\'e}nica das “argilas azuis de Xabregas” recolhido na zona dos Capuchos, Caparica. O cimento foi adicionado nas percentagens de 8 e 12{\%}, relativamente ao peso dos s{\'o}lidos. O programa experimental apresentado estuda a influ{\^e}ncia da quantidade de cimento nas caracter{\'i}sticas de resist{\^e}ncia e deformabilidade das misturas de solo-cimento, sob diferentes tempos de cura, em provetes compactados com o teor em {\'a}gua {\'o}ptimo. Para as duas dosagens estudadas, verificou-se que o tempo de cura {\'e} fundamental na resist{\^e}ncia {\`a} compress{\~a}o simples das misturas de solo-cimento, tendo-se obtido valores de resist{\^e}ncia das misturas tratadas com cimento bastante superiores aos valores de resist{\^e}ncia das misturas sem tratamento. Estes valores atingiram cerca de 37,5 vezes para a mistura com 8{\%} de cimento e cerca de 47,5 vezes para a mistura com 12{\%} de cimento, para um per{\'i}odo de cura de 90 dias.",
author = "Lamas, {Pedro Cal{\'e} da Cunha} and Santana, {Maria Teresa Teles Grilo}",
year = "2014",
language = "Portuguese",
isbn = "978-989-654-132-3",
pages = "CD",
booktitle = "14 CNG",

}

Lamas, PCDC & Santana, MTTG 2014, TRATAMENTO COM CIMENTO DE UM SOLO ARGILOSO DA REGIÃO DE ALMADA. in 14 CNG. pp. CD, XIV Congresso Nacional de Geotecnia, 1/01/14.

TRATAMENTO COM CIMENTO DE UM SOLO ARGILOSO DA REGIÃO DE ALMADA. / Lamas, Pedro Calé da Cunha; Santana, Maria Teresa Teles Grilo.

14 CNG. 2014. p. CD.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - TRATAMENTO COM CIMENTO DE UM SOLO ARGILOSO DA REGIÃO DE ALMADA

AU - Lamas, Pedro Calé da Cunha

AU - Santana, Maria Teresa Teles Grilo

PY - 2014

Y1 - 2014

N2 - São apresentados os resultados da utilização de cimento Portland IV na estabilização de um solo silto argiloso da unidade miocénica das “argilas azuis de Xabregas” recolhido na zona dos Capuchos, Caparica. O cimento foi adicionado nas percentagens de 8 e 12%, relativamente ao peso dos sólidos. O programa experimental apresentado estuda a influência da quantidade de cimento nas características de resistência e deformabilidade das misturas de solo-cimento, sob diferentes tempos de cura, em provetes compactados com o teor em água óptimo. Para as duas dosagens estudadas, verificou-se que o tempo de cura é fundamental na resistência à compressão simples das misturas de solo-cimento, tendo-se obtido valores de resistência das misturas tratadas com cimento bastante superiores aos valores de resistência das misturas sem tratamento. Estes valores atingiram cerca de 37,5 vezes para a mistura com 8% de cimento e cerca de 47,5 vezes para a mistura com 12% de cimento, para um período de cura de 90 dias.

AB - São apresentados os resultados da utilização de cimento Portland IV na estabilização de um solo silto argiloso da unidade miocénica das “argilas azuis de Xabregas” recolhido na zona dos Capuchos, Caparica. O cimento foi adicionado nas percentagens de 8 e 12%, relativamente ao peso dos sólidos. O programa experimental apresentado estuda a influência da quantidade de cimento nas características de resistência e deformabilidade das misturas de solo-cimento, sob diferentes tempos de cura, em provetes compactados com o teor em água óptimo. Para as duas dosagens estudadas, verificou-se que o tempo de cura é fundamental na resistência à compressão simples das misturas de solo-cimento, tendo-se obtido valores de resistência das misturas tratadas com cimento bastante superiores aos valores de resistência das misturas sem tratamento. Estes valores atingiram cerca de 37,5 vezes para a mistura com 8% de cimento e cerca de 47,5 vezes para a mistura com 12% de cimento, para um período de cura de 90 dias.

M3 - Conference contribution

SN - 978-989-654-132-3

SP - CD

BT - 14 CNG

ER -