The representation of vessels in early modern portuguese tile

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

75 Downloads (Pure)

Abstract

O presente artigo aborda a representação de navios em azulejos portugueses fabricados durante a Idade Moderna. Será feito um catálogo de ocorrências baseado não só no território nacional mas também nas antigas possessões ultramarinas, em grande medida na consulta de bibliografia da especialidade, pelo que este não se encontra de modo nenhum fechado e certamente existirão outros painéis de azulejos com representações de navios. Os painéis em questão são divididos em tipologias consoante o tipo de cena que mostram e a relação dos navios nesse quadro, com a descrição de todos os barcos envolvidos e, sempre que possível, uma categorização dos mesmos de acordo com a nomenclatura naval. Será analisada a simbologia destes elementos, a sua correspondência com modelos de navios seus contemporâneos, bem como a sua inserção no espaço envolvente e no quadro político e social de cada período.
Original languageEnglish
Title of host publicationÁrvores, barcos e homens na península ibérica (séculos XVI-XVIII)
EditorsRosa Varela Gomes, Koldo Trápaga Monchet
Place of PublicationZaragoza
PublisherLibros Pórtico
Pages77-98
Number of pages23
ISBN (Print)978-84-7956-169-7
Publication statusPublished - 2017
EventÁrvores, barcos e homens na península ibérica (séculos XVI-XVIII) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, Portugal
Duration: 26 Jan 201727 Jan 2017

Conference

ConferenceÁrvores, barcos e homens na península ibérica (séculos XVI-XVIII)
CountryPortugal
CityLisboa
Period26/01/1727/01/17

Keywords

  • Boat depictions
  • Early Modern Portugal

Fingerprint Dive into the research topics of 'The representation of vessels in early modern portuguese tile'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this