A estrutura organizacional do Diálogo Energético UE-Rússia: Uma arquitetura eficaz?

Translated title of the contribution: The organizational structure of EU-Russia Energy Dialogue: An effective architecture?

Research output: Contribution to journalArticle

2 Downloads (Pure)

Abstract

A energia é uma das principais componentes das relações bilaterais entre a União Europeia e a Rússia. Desde a década de 1960, a Rússia, então União Soviética, celebrou os primeiros contratos a longo prazo para o fornecimento de gás com países europeus. Esta relação, estritamente comercial, evidenciou a importância do comércio de recursos energéticos para as economias russa e europeia, culminando na institucionalização da cooperação energética com a criação do Diálogo Energético UE-Rússia, em 2000. O Diálogo Energético tornou-se no principal fórum de discussão sobre a energia até à suspensão das
relações bilaterais pela UE após a anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014. Este artigo descreve a atividade desenvolvida pelo Diálogo Energético ao longo dos 14 anos da sua atividade, procurando analisar a eficácia da estrutura organizacional face ao trabalho desenvolvido e aos objetivos estabelecidos.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)18-55
Number of pages38
JournalAnálise Europeia
Volume3
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • União Europeia
  • Rússia
  • Diálogo Energético
  • Energia
  • Cooperação energética

Fingerprint Dive into the research topics of 'The organizational structure of EU-Russia Energy Dialogue: An effective architecture?'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this