O multilateralismo na política externa do Brasil: um meio com diferentes fins

Translated title of the contribution: The multilateralism at the Brazilian foreign policy: a tool with diferente goals

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

A presença do Brasil na Conferência de Haia marcou o início de um ciclo em que o Brasil tem apostado na participação internacional. O multilateralismo viria a tornar-se um elemento transversal aos vários momentos da política externa do Brasil, incluindo o período do regime militar. Partindo desta premissa da continuidade da opção multilateral na política externa do Brasil, o presente capítulo visa compreender até que ponto se verificou uma alteração na instrumentalização do multilateralismo na política externa do país com a chegada ao poder da Presidente Dilma Rousseff, por comparação com as presidências anteriores de Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva. Com a diminuição da procura de poder e protagonismo internacional, como se desenrolou a atuação do Brasil nas estruturas multilaterais? Qual o significado atribuído a este mecanismo ao longo dos Governos em apreço?
Original languagePortuguese
Title of host publicationO Multilateralismo: Conceitos e práticas no século XXI
EditorsSandra Dias Fernandes, Licínia Simão
Place of PublicationCoimbra
PublisherImprensa da Universidade de Coimbra
Chapter8
Pages189-212
Number of pages23
ISBN (Electronic)978-989-26-1749-7
ISBN (Print)978-989-26-1749-7
Publication statusPublished - 2019

Fingerprint Dive into the research topics of 'The multilateralism at the Brazilian foreign policy: a tool with diferente goals'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this

    Fonseca, C. (2019). O multilateralismo na política externa do Brasil: um meio com diferentes fins. In S. Dias Fernandes, & L. Simão (Eds.), O Multilateralismo: Conceitos e práticas no século XXI (pp. 189-212). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.