A gestão do património urbano da Ordem Militar de Santiago em Setúbal no final do século XV

indícios de uma polarização regional?

Translated title of the contribution: The management of the urban property of the Military Order of Santiago in Setúbal in the end of 15th century: evidence of a regional polarization?

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

8 Downloads (Pure)

Abstract

A ordem de Santiago entre os seus domínios diversos espaços urbanos localizados na Península de Setúbal nos quais deteve e administrou património imobiliário. Privilegiando uma perspectiva comparativa, pretendemos contribuir para uma avaliação do peso relativo do património gerido pela instituição no referido refeitório, percepcionar as estratégias levadas a cabo para a respectiva rentabilização e identificar eventuais diferenças no que respeita à composição e gestão do património detido pela instituição entre a vila de Setúbal e os demais pólos urbanos regionais.
Original languagePortuguese
Title of host publicationO papel das pequenas cidades na construção da Europa medieval
EditorsAdelaide Millán da Costa, Amélia Aguiar Andrade, Catarina Tente
Place of PublicationLisboa
PublisherIEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide
Pages419-442
Number of pages24
ISBN (Print)978-989-99567-7-3, 978-972-9040-14-6
Publication statusPublished - 2017
EventJornadas Internacionais de Idade Média - Castelo de Vide, Portugal
Duration: 6 Oct 20168 Oct 2016
Conference number: 1
http://iem.fcsh.unl.pt/section.aspx?kind=noticia&id=1018

Publication series

NameEstudos
PublisherIEM - Instituto de Estudos Medievais

Conference

ConferenceJornadas Internacionais de Idade Média
CountryPortugal
CityCastelo de Vide
Period6/10/168/10/16
Internet address

Fingerprint

polarization
Military
management
evidence

Keywords

  • Mercado imobiliário urbano
  • Ordem Militar de Santiago
  • Península de Setúbal

Cite this

Silveira, A. C. (2017). A gestão do património urbano da Ordem Militar de Santiago em Setúbal no final do século XV: indícios de uma polarização regional? In A. Millán da Costa, A. A. Andrade, & C. Tente (Eds.), O papel das pequenas cidades na construção da Europa medieval (pp. 419-442). (Estudos). Lisboa: IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Silveira, Ana Cláudia. / A gestão do património urbano da Ordem Militar de Santiago em Setúbal no final do século XV : indícios de uma polarização regional?. O papel das pequenas cidades na construção da Europa medieval. editor / Adelaide Millán da Costa ; Amélia Aguiar Andrade ; Catarina Tente. Lisboa : IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2017. pp. 419-442 (Estudos).
@inproceedings{16e03ce9f81f4cc98934bcd100a559bc,
title = "A gest{\~a}o do patrim{\'o}nio urbano da Ordem Militar de Santiago em Set{\'u}bal no final do s{\'e}culo XV: ind{\'i}cios de uma polariza{\cc}{\~a}o regional?",
abstract = "A ordem de Santiago entre os seus dom{\'i}nios diversos espa{\cc}os urbanos localizados na Pen{\'i}nsula de Set{\'u}bal nos quais deteve e administrou patrim{\'o}nio imobili{\'a}rio. Privilegiando uma perspectiva comparativa, pretendemos contribuir para uma avalia{\cc}{\~a}o do peso relativo do patrim{\'o}nio gerido pela institui{\cc}{\~a}o no referido refeit{\'o}rio, percepcionar as estrat{\'e}gias levadas a cabo para a respectiva rentabiliza{\cc}{\~a}o e identificar eventuais diferen{\cc}as no que respeita {\`a} composi{\cc}{\~a}o e gest{\~a}o do patrim{\'o}nio detido pela institui{\cc}{\~a}o entre a vila de Set{\'u}bal e os demais p{\'o}los urbanos regionais.",
keywords = "Mercado imobili{\'a}rio urbano, Ordem Militar de Santiago, Pen{\'i}nsula de Set{\'u}bal",
author = "Silveira, {Ana Cl{\'a}udia}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147246/PT# UID/HIS/00749/2013",
year = "2017",
language = "Portuguese",
isbn = "978-989-99567-7-3",
series = "Estudos",
publisher = "IEM - Instituto de Estudos Medievais / C{\^a}mara Municipal de Castelo de Vide",
pages = "419--442",
editor = "{Mill{\'a}n da Costa}, Adelaide and Andrade, {Am{\'e}lia Aguiar} and Catarina Tente",
booktitle = "O papel das pequenas cidades na constru{\cc}{\~a}o da Europa medieval",

}

Silveira, AC 2017, A gestão do património urbano da Ordem Militar de Santiago em Setúbal no final do século XV: indícios de uma polarização regional? in A Millán da Costa, AA Andrade & C Tente (eds), O papel das pequenas cidades na construção da Europa medieval. Estudos, IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, Lisboa, pp. 419-442, Jornadas Internacionais de Idade Média, Castelo de Vide, Portugal, 6/10/16.

A gestão do património urbano da Ordem Militar de Santiago em Setúbal no final do século XV : indícios de uma polarização regional? / Silveira, Ana Cláudia.

O papel das pequenas cidades na construção da Europa medieval. ed. / Adelaide Millán da Costa; Amélia Aguiar Andrade; Catarina Tente. Lisboa : IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2017. p. 419-442 (Estudos).

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - A gestão do património urbano da Ordem Militar de Santiago em Setúbal no final do século XV

T2 - indícios de uma polarização regional?

AU - Silveira, Ana Cláudia

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147246/PT# UID/HIS/00749/2013

PY - 2017

Y1 - 2017

N2 - A ordem de Santiago entre os seus domínios diversos espaços urbanos localizados na Península de Setúbal nos quais deteve e administrou património imobiliário. Privilegiando uma perspectiva comparativa, pretendemos contribuir para uma avaliação do peso relativo do património gerido pela instituição no referido refeitório, percepcionar as estratégias levadas a cabo para a respectiva rentabilização e identificar eventuais diferenças no que respeita à composição e gestão do património detido pela instituição entre a vila de Setúbal e os demais pólos urbanos regionais.

AB - A ordem de Santiago entre os seus domínios diversos espaços urbanos localizados na Península de Setúbal nos quais deteve e administrou património imobiliário. Privilegiando uma perspectiva comparativa, pretendemos contribuir para uma avaliação do peso relativo do património gerido pela instituição no referido refeitório, percepcionar as estratégias levadas a cabo para a respectiva rentabilização e identificar eventuais diferenças no que respeita à composição e gestão do património detido pela instituição entre a vila de Setúbal e os demais pólos urbanos regionais.

KW - Mercado imobiliário urbano

KW - Ordem Militar de Santiago

KW - Península de Setúbal

M3 - Conference contribution

SN - 978-989-99567-7-3

SN - 978-972-9040-14-6

T3 - Estudos

SP - 419

EP - 442

BT - O papel das pequenas cidades na construção da Europa medieval

A2 - Millán da Costa, Adelaide

A2 - Andrade, Amélia Aguiar

A2 - Tente, Catarina

PB - IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide

CY - Lisboa

ER -

Silveira AC. A gestão do património urbano da Ordem Militar de Santiago em Setúbal no final do século XV: indícios de uma polarização regional? In Millán da Costa A, Andrade AA, Tente C, editors, O papel das pequenas cidades na construção da Europa medieval. Lisboa: IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide. 2017. p. 419-442. (Estudos).