A agenda energética UE-Rússia: uma relação de interdependência

Translated title of the contribution: The EU-Russia energy agenda: a relationship of interdependence

Research output: Working paper

55 Downloads (Pure)

Abstract

As relações energéticas entre a União Europeia (UE) e a Rússia resultam do aprofundamento da cooperação energética, iniciada na década de 1960 com a celebração dos primeiros contratos de fornecimento de gás natural à Europa. As relações entre ambas foram posteriormente aprofundadas, com a adoção do Acordo de Parceria e Cooperação em 1994, que consagrou a energia como uma das áreas de cooperação. Esta cooperação, institucionalizada em 2000 com a implementação do Diálogo Energético, conheceu um desenvolvimento significativo e promissor numa das áreas mais relevantes para ambas as partes, considerando o papel da energia no desenvolvimento económico e social.
Num momento em que as relações bilaterais se encontram suspensas, este artigo pretende enquadrar a relação energética Euro-russa, traçando as políticas energéticas prosseguidas por cada uma das partes e analisando a relação entre o fornecimento russo e o consumo da UE quanto ao petróleo e ao gás natural.
Translated title of the contributionThe EU-Russia energy agenda: a relationship of interdependence
Original languageMultiple languages
Place of PublicationLisboa
PublisherGeo4Ger
Pages1-18
Number of pages18
Publication statusPublished - 31 May 2017

Publication series

NameWP Series - A Geopolítica do Gás e o Futuro da relação Euro-Russa

Keywords

  • União Europeia
  • Rússia
  • Energia
  • Segurança Energética

Fingerprint Dive into the research topics of 'The EU-Russia energy agenda: a relationship of interdependence'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this

    Camacho, P., & Rodrigues, T. (2017). A agenda energética UE-Rússia: uma relação de interdependência. (pp. 1-18). (WP Series - A Geopolítica do Gás e o Futuro da relação Euro-Russa). Geo4Ger. http://geo4ger.wixsite.com/projetogeo4ger/working-papers