A construção da imagem do «Chefe» no Notícias Ilustrado

Translated title of the contribution: The Construction of the «Chief» Image in Notícias Ilustrado Magazine

F. Serra, Eduardo Cintra Torres

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

O culto do “Chefe” foi uma das estratégias de propaganda mais utilizadas pela fotografia de propaganda dos regimes totalitários e autoritários, quer de direita quer de esquerda. Em Portugal, foi com o Notícias Ilustrado (1928-1935), que se iniciou uma visualidade ideologicamente comprometida com a propaganda do novo Regime do Estado Novo e se promoveu a imagem de Salazar enquanto líder incontestado.
Tomando o Notícias Ilustrado – designado a partir daqui NI - como estudo de caso, procedemos ao levantamento fotográfico de todas as imagens de Salazar que a revista publicou, seleccionando as que julgámos mais significativas do ponto de vista da propaganda da imagem de Salazar pelo NI, considerando: Como é que o “Chefe” deu a ver a imagem de si mesmo? Como é que ele se mostra e é mostrado? Como é que o dispositivo fotográfico constrói e transmite essa imagem do “Chefe” nas páginas da revista? Quem a construiu?
Translated title of the contributionThe Construction of the «Chief» Image in Notícias Ilustrado Magazine
Original languagePortuguese
Title of host publicationSalazar, o Estado Novo e os Media
EditorsJosé Luís Garcia, Tânia Alves, Yves Léonard
Place of PublicationLisboa
PublisherEdições 70
Chapter8
Pages201-233
Number of pages32
ISBN (Print)978-972-44-1977-0
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • Media
  • Propaganda
  • Censorship
  • Salazar 's dictatorship

Fingerprint Dive into the research topics of 'The Construction of the «Chief» Image in Notícias Ilustrado Magazine'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this

    Serra, F., & Cintra Torres, E. (2017). A construção da imagem do «Chefe» no Notícias Ilustrado. In J. L. Garcia, T. Alves, & Y. Léonard (Eds.), Salazar, o Estado Novo e os Media (pp. 201-233). Edições 70.