O Livro no Portugal Contemporâneo

Translated title of the contribution: The Book in Contemporary Portugal

Research output: Book/ReportBook

Abstract

Este livro analisa o mundo da edição de livros em Portugal entre finais do século XIX e finais do século XX. Afastando-se das explicações baseadas exclusiva ou primordialmente no texto e no autor, explora-se aqui a história do livro em Portugal no contexto das suas dinâmicas históricas e sociais, atendendo aos processos próprios que caracterizam a edição. Apresentam-se quatro estudos sobre a edição portuguesa contemporânea: o funcionamento de uma editora e o papel do editor em finais de oitocentos, a edição no contexto autoritário do Estado Novo, a circulação de livros entre Portugal e o Brasil e a configuração da cultura impressa e de género literário através do estudo da literatura policial.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisbon
PublisherEdições Outro Modo
Number of pages310
ISBN (Print)978-989-54095-3-2
Publication statusPublished - 2018

Fingerprint

Portugal
editor

Keywords

  • Contemporary Portugal
  • Historical Sociology
  • Book Publishing

Cite this

Medeiros, N. M. R. D. (2018). O Livro no Portugal Contemporâneo. Lisbon: Edições Outro Modo.
Medeiros, Nuno Miguel Ribeiro de. / O Livro no Portugal Contemporâneo. Lisbon : Edições Outro Modo, 2018. 310 p.
@book{55fd49a784274162a4d0dcbee2e3cb36,
title = "O Livro no Portugal Contempor{\^a}neo",
abstract = "Este livro analisa o mundo da edi{\cc}{\~a}o de livros em Portugal entre finais do s{\'e}culo XIX e finais do s{\'e}culo XX. Afastando-se das explica{\cc}{\~o}es baseadas exclusiva ou primordialmente no texto e no autor, explora-se aqui a hist{\'o}ria do livro em Portugal no contexto das suas din{\^a}micas hist{\'o}ricas e sociais, atendendo aos processos pr{\'o}prios que caracterizam a edi{\cc}{\~a}o. Apresentam-se quatro estudos sobre a edi{\cc}{\~a}o portuguesa contempor{\^a}nea: o funcionamento de uma editora e o papel do editor em finais de oitocentos, a edi{\cc}{\~a}o no contexto autorit{\'a}rio do Estado Novo, a circula{\cc}{\~a}o de livros entre Portugal e o Brasil e a configura{\cc}{\~a}o da cultura impressa e de g{\'e}nero liter{\'a}rio atrav{\'e}s do estudo da literatura policial.",
keywords = "Contemporary Portugal, Historical Sociology, Book Publishing",
author = "Medeiros, {Nuno Miguel Ribeiro de}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147250/PT# UID/HIS/04209/2013",
year = "2018",
language = "Portuguese",
isbn = "978-989-54095-3-2",
publisher = "Edi{\cc}{\~o}es Outro Modo",

}

Medeiros, NMRD 2018, O Livro no Portugal Contemporâneo. Edições Outro Modo, Lisbon.

O Livro no Portugal Contemporâneo. / Medeiros, Nuno Miguel Ribeiro de.

Lisbon : Edições Outro Modo, 2018. 310 p.

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - O Livro no Portugal Contemporâneo

AU - Medeiros, Nuno Miguel Ribeiro de

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147250/PT# UID/HIS/04209/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - Este livro analisa o mundo da edição de livros em Portugal entre finais do século XIX e finais do século XX. Afastando-se das explicações baseadas exclusiva ou primordialmente no texto e no autor, explora-se aqui a história do livro em Portugal no contexto das suas dinâmicas históricas e sociais, atendendo aos processos próprios que caracterizam a edição. Apresentam-se quatro estudos sobre a edição portuguesa contemporânea: o funcionamento de uma editora e o papel do editor em finais de oitocentos, a edição no contexto autoritário do Estado Novo, a circulação de livros entre Portugal e o Brasil e a configuração da cultura impressa e de género literário através do estudo da literatura policial.

AB - Este livro analisa o mundo da edição de livros em Portugal entre finais do século XIX e finais do século XX. Afastando-se das explicações baseadas exclusiva ou primordialmente no texto e no autor, explora-se aqui a história do livro em Portugal no contexto das suas dinâmicas históricas e sociais, atendendo aos processos próprios que caracterizam a edição. Apresentam-se quatro estudos sobre a edição portuguesa contemporânea: o funcionamento de uma editora e o papel do editor em finais de oitocentos, a edição no contexto autoritário do Estado Novo, a circulação de livros entre Portugal e o Brasil e a configuração da cultura impressa e de género literário através do estudo da literatura policial.

KW - Contemporary Portugal

KW - Historical Sociology

KW - Book Publishing

M3 - Book

SN - 978-989-54095-3-2

BT - O Livro no Portugal Contemporâneo

PB - Edições Outro Modo

CY - Lisbon

ER -

Medeiros NMRD. O Livro no Portugal Contemporâneo. Lisbon: Edições Outro Modo, 2018. 310 p.