Texto e gramática na mídia publicitária: avaliação de práticas linguístico-textuais

Research output: Contribution to conferenceAbstract

174 Downloads (Pure)

Abstract

Este trabalho apresentará uma proposta de avaliação de práticas linguístico-textuais em contextos profissionais da atividade publicitária. De facto, presentemente, verifica-se um certo descuido com a Língua que vai do mau uso linguístico em textos em circulação à falta de conscientização da importância da Língua do falante. Este trabalho proporá instrumentos avaliativos com a intenção de sensibilizar para o papel da Língua, relacionando a prática profissional com a produção do texto multimodal, com vistas ao ensino de boas práticas linguístico-textuais. Assumiremos que os textos são multimodais, porque convocam não só produções verbais orais ou escritas, mas, também, outras unidades semióticas. Assim, a nossa proposta terá em consideração estas duas dimensões – verbal e não verbal – e apresentará instrumentos de avaliação que conjuguem o uso de textos multimodais à prática destes textos no contexto profissional. Para atingir esse objetivo, temos por base epistémica dois quadros teórico-metodológicos: o interaccionismo sóciodiscursivo (ISD), proposto por Bronckart (2008, 1999); e o da semiótica social, proposto por kress & Van Leeuwen (2006). Face ao exposto, esta apresentação será dividida em três partes: primeiro, centrar-nosemos na apresentação dos quadros do ISD e da semiótica social, procurando efetuar uma inter-relação entre eles (Leal, 2011); segundo, mostraremos os principais elementos relevantes para a prática de produção de textos publicitários, propondo categorias de análise específicas do texto multimodal; em terceiro, exemplificaremos a avaliação dos textos multimodais, verificando de que forma a organização linguístico-textual é relevante para a ação destes textos nas atividades sociais e para o ensino de língua portuguesa.
Original languagePortuguese
Pages166-167
Number of pages1
Publication statusPublished - 2015
Event4.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA, Lisboa, Portugal
Duration: 2 Jul 20154 Jul 2015

Conference

Conference4.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto
Abbreviated titleGRATO2015
CountryPortugal
CityLisboa
Period2/07/154/07/15

Keywords

  • Avaliação
  • Texto multimodal
  • prática profissional
  • boas práticas linguístico-textuais
  • Ensino

Cite this

Leal, A. A., & Teixeira, C. (2015). Texto e gramática na mídia publicitária: avaliação de práticas linguístico-textuais. 166-167. Abstract from 4.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto, Lisboa, Portugal.