Reconfigurações espácio-temporais nos media digitais: sete princípios para um jornalismo à prova do tempo e do espaço

Translated title of the contribution: Temporal and spacial reconfigurations in digital media: seven time and space proof principles

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

Abstract

Em 2009, falecia Vasco Granja, um nome incontornável do cinema de animação em Portugal. No entanto, até 2018 foram várias as vezes que as redes sociais voltaram a anunciar a sua morte, como se o “agora” tivesse adquirido contornos infinitos . Em dezembro de 2018, uma fotografia de uma mulher sem-abrigo a dormir com o seu filho numa rua pedonal francesa serviu de enquadramento para relatar situações precárias ou ilustrar atitudes xenófobas em várias partes do mundo . Quando alguém se apropria de um espaço e o usa para representar outros territórios, em que espaço nos movemos? Quando alguém rouba a autoridade de um passado para o cunhar de presente, em que tempo vivemos? E que papel tem o jornalismo neste novo paradigma, assumindo que é ainda o intermediário de referência?
Num percurso já sugerido por Tsatsou (2009), não é pretendido neste capítulo contribuir exaustivamente para a discussão conceptual do espaço e do tempo, mas, sim, refletir sobre as mais recentes experiências espácio-temporais proporcionadas pelos media e sugerir princípios que o jornalismo deve seguir enquanto intermediário de um espaço e de um tempo. Numa primeira parte, destacamos alguns momentos-chave da mediatização do espaço e do tempo; num segundo momento, focamo-nos no impacto que esta reconfiguração teve nas práticas jornalísticas e alguns dos problemas que enfrenta, como o da desinformação; por fim, sugerimos sete princípios que o jornalismo pode seguir para mediatizar com maior rigor as várias dimensões do espaço e do tempo em ambiente digital.
Translated title of the contributionTemporal and spacial reconfigurations in digital media: seven time and space proof principles
Original languagePortuguese
Title of host publicationMídia e Zeitgeist
EditorsIvan Bomfim, Basilio Sartor, Karine Moura Vieira, Marcia Veiga da Silva
Place of PublicationFlorianópolis
PublisherEditora Insular
Chapter2
Pages53-75
Number of pages22
ISBN (Print)978-65-88401-39-2
Publication statusPublished - May 2021

Keywords

  • Jornalismo

Fingerprint Dive into the research topics of 'Temporal and spacial reconfigurations in digital media: seven time and space proof principles'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this