Diz-Me Tu Quem Eu Sou: Diálogo com Paulo Freire

Translated title of the contribution: Tell Me Who I AM: A Dialogue with Paulo Freire

Research output: Book/ReportBookpeer-review

Abstract

O pedagogo e filósofo Paulo Freire (Recife, 1921-São Paulo, 1997) é pai espiritual e interlocutor íntimo deste volume. Há vários anos, o autor destas linhas descobriu que existia uma afinidade despretensiosa, irmandade discreta e parentesco conceptual entre a sua maneira de pensar a docência e a pedagogia crítica desenvolvida pelo autor de Pedagogia do Oprimido. Pressentiu então que poderia crescer enquanto ser humano e enquanto docente mediante uma reflexão cada vez mais atenta à visão e à prática pedagógicas do mestre brasileiro, uma reflexão ritmada pelas suas próprias experiências pedagógicas. À luz desta reflexão, descobriu que o ideário freireano é inesgotável porquanto ilumina o léxico essencial no que respeita à humanização da nossa espécie, um projecto indissociável da educação criteriosa e jubilosa do ser humano, i.e., de sujeitos-entre-sujeitos. Em suma, à luz do pensamento do mestre Paulo Freire, o autor destas linhas reflectiu,
repensou e renovou a sua própria práxis pedagógica desenvolvida na sala de aula: epicentro da sua actividade profissional, coração dos seus dias e paisagem íntima do seu quotidiano.
Translated title of the contributionTell Me Who I AM: A Dialogue with Paulo Freire
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisbon
PublisherColibri
Number of pages216
ISBN (Print)978-989-689-963-9
Publication statusPublished - 2020

Keywords

  • Paulo Freire
  • Pedagogy
  • Praxis
  • Agency
  • Dialogue

Fingerprint Dive into the research topics of 'Tell Me Who I AM: A Dialogue with Paulo Freire'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this