Superequipas: orientações para a criação de verdadeiras equipas

Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego, Tomás Mota Rego

Research output: Book/ReportBook

Abstract

Ajudamos o leitor a compreender as razões do sucesso das superequipas. Facultamos linhas de orientação para a liderança de equipas que pretendem superar-se. Inspiramo-nos em equipas que fizeram história em domínios como o desporto, a música e as tropas especiais. Argumentamos que o sucesso requer trabalho continuado, perseverança e uma argamassa resiliente que congrega os membros da equipa em torno de uma missão valiosa. Mostramos que equipas competentes requerem mais do que pessoas competentes. Explicamos que estrelas competentes, cujos egos não são domesticados, podem dar origem a equipas sem brilho. Abordamos temas como os seguintes:
- Como avaliar a eficácia das equipas?
- O que leva Mourinho a afirmar que "a estrela é a equipa"?
- Como se explica que as melhores equipas experimentem erros e desaires e aprendam com eles?
- As boas equipas necessitam de boas regras - porquê?
- A liderança de um só líder enfraquecerá a liderança?
- Como liderar eficazmente boas equipas?
O livro discute sobretudo o que podem aprender as equipas de organizações normais com "outras equipas quaisquer". Mas é útil a equipas de qualquer domínio. O caráter essencial de uma boa equipa e o da sua liderança são transversais a diversos domínios.
Exemplos e complementos práticos
O livro está repleto de exemplos e inclui diversos depoimentos, designadamente de jogadores de futebol e de especialistas. É ainda acompanhado de dois complementos que podem ajudar o(a) leitor(a) a realizar diagnósticos à sua equipa, ou a outra que pretenda observar. Podem ser descarregados através do link disponibilizado no site do LEAD.lab, da Católica Porto Business School.
Original languageEnglish
Place of PublicationLisboa
PublisherActual Editora
Number of pages320
Edition3ª ed., revista
ISBN (Print)9789896943905
Publication statusPublished - 30 May 2019

    Fingerprint

Cite this

Cunha, M. P. E., Rego, A., & Rego, T. M. (2019). Superequipas: orientações para a criação de verdadeiras equipas . (3ª ed., revista ed.) Lisboa: Actual Editora.