Estudos sobre o verbo em português: valores, marcas e construções

Translated title of the contribution: Studies on the Portuguese verb: values, marks and constructions

M. Teresa Brocardo, Alvanira Barros

Research output: Book/ReportBook

Abstract

Este livro é constituído de alguns estudos que orbitam o universo do ‘verbo’ em português. Aqui se incluem trabalhos incidindo em diferentes vertentes (sobre aspetos semânticos, sintático-semânticos e morfológicos), a partir de diversas abordagens teóricas, e também a partir de perspetivas quer sincrónicas quer diacrónicas.
Centrando-se na análise do português, os dados que integram os diferentes textos deste volume respeitam não só, naturalmente, a diferentes sincronias, mas incluem também, além da variedade europeia do português de Portugal, a variedade brasileira.
Dentro da temática geral – o verbo - que une as diferentes contribuições, são focados em particular os seguintes tópicos: valores temporais, aspetuais e modais associados a vários ‘tempos’ gramaticais (pretérito perfeito simples e futuro do passado / condicional); valores aspetuais e modais associados a construções com diferentes classes verbais com SPs direcionais; marcas de pessoa-número do pretérito perfeito simples; usos e valores de ‘bater’ em construções lexicais.
Translated title of the contributionStudies on the Portuguese verb: values, marks and constructions
Original languagePortuguese
Place of PublicationJoão Pessoa
PublisherIdeia
Number of pages109
ISBN (Print)978-85-463-0073-0
Publication statusPublished - 2016

Fingerprint Dive into the research topics of 'Studies on the Portuguese verb: values, marks and constructions'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this