Setenave-Revolução, Nacionalização, Privatização

Research output: Book/ReportBook

Abstract

A história de um símbolo maior da industrialização que mudou o paradigma das relações laborais em Portugal.
A história de Portugal na segunda metade do século XX cruza-se com a dos estaleiros navais, que assumem um papel central na evolução das relações sociais e laborais. A empresa de construção e reparação naval Setenave (actual Lisnave) é um símbolo maior da industrialização portuguesa - do controlo operário na Revolução aos pactos sociais e à reconversão industrial.

Nesta obra, o leitor fica a conhecer as origens da Setenave, em 1971, o projeto que representava, os efeitos da crise mundial verificada dois anos depois ou a sua participação na revolução portuguesa, na qual assume um papel protagonista de empresa em controlo operário até à sua nacionalização, no Verão Quente de 1975.

Setenave - Revolução, Nacionalização, Privatização é uma obra obrigatória e inovadora, que leva até ao leitor a história de uma organização de referência no tecido industrial nacional que será pioneira no estabelecimento dos pactos sociais e da concertação social dos anos 80, disputa que conduzirá a um novo paradigma das relações laborais em Portugal.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherEdições Parsifal
Number of pages248
ISBN (Print)9898760567
Publication statusPublished - 2018

Cite this