TY - PAT
T1 - Sequência de DNA que codifica um transportador específico para L- arabinose, molécula de CDNA, plasmideo compreendendo a referida sequência de DNA, célula hospedeira transformada com esse plamídeo e sua aplicação
AU - Martins, Isabel Maria Spencer Vieira
AU - da Fonseca, Cesar Simões
AU - Hahn-Hagerdal, Rita Brbel
PY - 2009/1/6
Y1 - 2009/1/6
N2 - A presente invençâo diz respeita a células hospedeiras de microrganismos geneticamente modificadas por introdução duma sequência de ácidos nucleicos que codifica umtransportador específico de L-arabinose proveniente de uma levedura. As células hospedeiras são de preferência as de um microrganismo eucariôntico tal como leveduras ou fungos filamentosos. A invençâo é útil para a utilização completados açúcares obtidos a partir da biomassa vegetal e de outros materiais lenho-celulósicos, de importância biotecnológica na produção de bioetanol ou de outros compostos, utilizando microrganismos modificados geneticamente para consumir e fermentar L-arabinose na mistura de hexoses e pentoses resultantes de matérias-primas de interesse industrial.
AB - A presente invençâo diz respeita a células hospedeiras de microrganismos geneticamente modificadas por introdução duma sequência de ácidos nucleicos que codifica umtransportador específico de L-arabinose proveniente de uma levedura. As células hospedeiras são de preferência as de um microrganismo eucariôntico tal como leveduras ou fungos filamentosos. A invençâo é útil para a utilização completados açúcares obtidos a partir da biomassa vegetal e de outros materiais lenho-celulósicos, de importância biotecnológica na produção de bioetanol ou de outros compostos, utilizando microrganismos modificados geneticamente para consumir e fermentar L-arabinose na mistura de hexoses e pentoses resultantes de matérias-primas de interesse industrial.
M3 - National Final Application
M1 - PT103780
Y2 - 2007/07/06
ER -