Senhora do Barrocal (Sátão) na viragem do milénio: Primeira abordagem à sequência ocupacional, cultura material e função do sítio arqueológico

Research output: Contribution to conferencePaper

Abstract

O sítio arqueológico da Senhora do Barrocal localiza-se no concelho de Sátão, ocupando um dos rebordos da ribeira da Coja, afluente do Dão. Este é um território montanhoso cuja paisagem está dominada pelas formações rochosas graníticas. O povoado é de pequena dimensão e implanta-se numa elevação de tors graníticos.
Foram aqui realizadas três campanhas de escavação arqueológica (2014 a 2016), cujos dados estã ainda em fase de estudo. Todavia, alguns resultados podem já ser trazidos ao conhecimento, uma vez que revelam a relevância que o mesmo tem para o conhecimento dos séculos X e XI na região beirã.
As escavações arqueológicas realizadas permitiram identificar espaços habitacionais e de armazenagem, uma estrutura defensiva em pedra e abundantes coleções de artefactos e de ecofactos. A mais impressionante (pela quantidade e variedade) é a carpológica. As sementes encontravam-se armazenadas num compartimento de uso doméstico, tendo-se conservado devido à sua carbonização ocorrida na sequência de um incêndio que afetou a totalidade do sítio. Estes vestígios constituem uma das maiores coleções de sementes alto medievais portuguesas o que permitirá avançar no conhecimento sobre as formas de exploração dos recursos por parte das comunidades rurais desta época.
Também entre os vestígios arqueológicos se registaram a ocorrências de cerâmicas exógenas à região, o que é uma novidade neste tipo de povoados e cronologia. Há ainda elementos elementos arquitectónicos que possibilitam aassociação do povoado a um templo religioso, que terá sido erguido ou rededicado em 971.
O presente artigo é assim uma abordagem aos primeiros dados arqueológicos deste sítio de excepcional importância cientifica
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 2016
EventDo Império ao Reino : Viseu e o Território (séculos IV a XII) - Teatro Viriato, Viseu, Portugal
Duration: 12 Apr 201614 Apr 2016
http://iem.fcsh.unl.pt/section.aspx?kind=noticia&id=882

Conference

ConferenceDo Império ao Reino
CountryPortugal
CityViseu
Period12/04/1614/04/16
Internet address

Keywords

  • Povoado
  • Alta Idade Média
  • Igreja
  • Muralha
  • Carpologia

Cite this