Abstract

A “Segurança Nacional e as Estratégias Energéticas de Portugal e Espanha” lida
com um dos temas de maior relevância para a Segurança de ambos os países ibéricos: a questão da energia. O primeiro capítulo leva o leitor para o quadro internacional da energia e os riscos e as ameaças que afectam a segurança energética em termos globais e europeus. O segundo capítulo lida com as vulnerabilidades e potencialidades da Península Ibérica e com as vantagens que uma relação mais íntima e uma cooperação mais activa com o Magreb podem dar à segurança energética de Portugal e de Espanha. O terceiro capítulo trata do papel das energias alternativas, em especial da energia nuclear, como resposta às questões dos delimitados recursos energéticos e da carbonização do planeta. O último capítulo analisa a relação entre as novas ameaças à segurança e a questão energética, principalmente pela possibilidade de grupos terroristas utilizarem armas de teor químico, biológico ou radioactivo‑nuclear.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherInstituto da Defesa Nacional
ISBN (Print)978-972-9393-21-1
Publication statusPublished - Jun 2011

Keywords

  • energia nuclear
  • terrorismo
  • segurança energética
  • Portugal
  • Espanha
  • gás natural
  • petróleo

Cite this

@book{53358d082c544a2e980f57d9deac659e,
title = "Seguran{\cc}a Nacional e Estrat{\'e}gias Energ{\'e}ticas de Portugal e de Espanha",
abstract = "A “Seguran{\cc}a Nacional e as Estrat{\'e}gias Energ{\'e}ticas de Portugal e Espanha” lidacom um dos temas de maior relev{\^a}ncia para a Seguran{\cc}a de ambos os pa{\'i}ses ib{\'e}ricos: a quest{\~a}o da energia. O primeiro cap{\'i}tulo leva o leitor para o quadro internacional da energia e os riscos e as amea{\cc}as que afectam a seguran{\cc}a energ{\'e}tica em termos globais e europeus. O segundo cap{\'i}tulo lida com as vulnerabilidades e potencialidades da Pen{\'i}nsula Ib{\'e}rica e com as vantagens que uma rela{\cc}{\~a}o mais {\'i}ntima e uma coopera{\cc}{\~a}o mais activa com o Magreb podem dar {\`a} seguran{\cc}a energ{\'e}tica de Portugal e de Espanha. O terceiro cap{\'i}tulo trata do papel das energias alternativas, em especial da energia nuclear, como resposta {\`a}s quest{\~o}es dos delimitados recursos energ{\'e}ticos e da carboniza{\cc}{\~a}o do planeta. O {\'u}ltimo cap{\'i}tulo analisa a rela{\cc}{\~a}o entre as novas amea{\cc}as {\`a} seguran{\cc}a e a quest{\~a}o energ{\'e}tica, principalmente pela possibilidade de grupos terroristas utilizarem armas de teor qu{\'i}mico, biol{\'o}gico ou radioactivo‑nuclear.",
keywords = "energia nuclear, terrorismo, seguran{\cc}a energ{\'e}tica, Portugal, Espanha, g{\'a}s natural, petr{\'o}leo",
author = "Duarte, {Ant{\'o}nio Paulo David Silva} and Carla Fernandes",
year = "2011",
month = "6",
language = "Portuguese",
isbn = "978-972-9393-21-1",
publisher = "Instituto da Defesa Nacional",

}

Segurança Nacional e Estratégias Energéticas de Portugal e de Espanha. / Duarte, António Paulo David Silva; Fernandes, Carla.

Lisboa : Instituto da Defesa Nacional, 2011.

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - Segurança Nacional e Estratégias Energéticas de Portugal e de Espanha

AU - Duarte, António Paulo David Silva

AU - Fernandes, Carla

PY - 2011/6

Y1 - 2011/6

N2 - A “Segurança Nacional e as Estratégias Energéticas de Portugal e Espanha” lidacom um dos temas de maior relevância para a Segurança de ambos os países ibéricos: a questão da energia. O primeiro capítulo leva o leitor para o quadro internacional da energia e os riscos e as ameaças que afectam a segurança energética em termos globais e europeus. O segundo capítulo lida com as vulnerabilidades e potencialidades da Península Ibérica e com as vantagens que uma relação mais íntima e uma cooperação mais activa com o Magreb podem dar à segurança energética de Portugal e de Espanha. O terceiro capítulo trata do papel das energias alternativas, em especial da energia nuclear, como resposta às questões dos delimitados recursos energéticos e da carbonização do planeta. O último capítulo analisa a relação entre as novas ameaças à segurança e a questão energética, principalmente pela possibilidade de grupos terroristas utilizarem armas de teor químico, biológico ou radioactivo‑nuclear.

AB - A “Segurança Nacional e as Estratégias Energéticas de Portugal e Espanha” lidacom um dos temas de maior relevância para a Segurança de ambos os países ibéricos: a questão da energia. O primeiro capítulo leva o leitor para o quadro internacional da energia e os riscos e as ameaças que afectam a segurança energética em termos globais e europeus. O segundo capítulo lida com as vulnerabilidades e potencialidades da Península Ibérica e com as vantagens que uma relação mais íntima e uma cooperação mais activa com o Magreb podem dar à segurança energética de Portugal e de Espanha. O terceiro capítulo trata do papel das energias alternativas, em especial da energia nuclear, como resposta às questões dos delimitados recursos energéticos e da carbonização do planeta. O último capítulo analisa a relação entre as novas ameaças à segurança e a questão energética, principalmente pela possibilidade de grupos terroristas utilizarem armas de teor químico, biológico ou radioactivo‑nuclear.

KW - energia nuclear

KW - terrorismo

KW - segurança energética

KW - Portugal

KW - Espanha

KW - gás natural

KW - petróleo

M3 - Book

SN - 978-972-9393-21-1

BT - Segurança Nacional e Estratégias Energéticas de Portugal e de Espanha

PB - Instituto da Defesa Nacional

CY - Lisboa

ER -