Rituais de passagem: o caso da Festa do Farandulo em Tó

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

A Festa de Tó no conselho de Mogadouro é um ritual que marca a passagem dos rapazes à idade adulta através de um ciclo de quatro anos. Tal como muitas festas do nordeste transmontano, também a Festa de Tó se redesenhou ao longo do tempo e em articulação com o seu contexto. No entanto, contrariando uma tendência de revitalização de vários rituais do sul da Europa através da sua patrimonialização para consumo externo, a Festa de Tó, que nunca foi descontinuada, manteve uma dimensão comunitária de vivência interna e um dinamismo notável. Com base na pesquisa de terreno realizada em 2009 analisou-se o investimento simbólico e financeiro das famílias sobre o ritual. O facto de durante aquele período terem a sua representação social suspensa no desempenho dos filhos figurou como um dos motivos para a sua vitalidade. Além de uma breve descrição do ritual pretende-se com esta apresentação refletir sobre a singularidade deste caso no contexto da discussão “entre a subversão e a patrimonialização”.
Original languagePortuguese
Pages5-5
Number of pages1
Publication statusPublished - Apr 2018
EventColóquio Internacional de Estudos sobre Memórias, Sons e Textos: festas e representações, entre a subversão e a patrimonialização - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal
Duration: 19 Apr 201820 Apr 2018
https://ceapfmh.wordpress.com/2018/04/11/coloquio-internacional-de-estudos-sobre-memorias-sons-e-textos/

Conference

ConferenceColóquio Internacional de Estudos sobre Memórias, Sons e Textos
CountryPortugal
CityLisboa
Period19/04/1820/04/18
Internet address

Cite this

West, D. (2018). Rituais de passagem: o caso da Festa do Farandulo em Tó. 5-5. Abstract from Colóquio Internacional de Estudos sobre Memórias, Sons e Textos, Lisboa, Portugal.