Ribatejo e Estremadura: Imagens do ambiente natural e humano na literatura de ficção

Ana Cristina Carvalho (Editor/Coordinator), Natália Marília Massa Constâncio (Editor/Coordinator), Maria da Graça Saraiva (Editor/Coordinator), Ana Silva (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBookpeer-review

94 Downloads (Pure)

Abstract

Ribatejo e Estremadura. Territórios que o eixo natural e paisagístico do rio Tejo simultaneamente une e separa, são um fértil exemplo do dom inspirador de algumas regiões para nutrir o imaginário dos escritores. No «poente alaranjado» da «pluriforme» Estremadura, nas terras da Borda d’Água e charnecas desse Ribatejo que é fronteira «entre a civilização da pedra» do Norte e «a civilização do barro» do Sul, no alcance das marés, nos episódios cíclicos de cheias encontraram muitos autores da Língua Portuguesa motivo e cenário da sua escrita memorialística, ensaística, mas sobretudo ficcional. Que valor tem a nossa literatura de ficção enquanto celeiro imaterial da memória do Ribatejo e da Estremadura? Que imagens desse património nos legaram os escritores nos seus romances, contos e novelas? Podem as suas páginas acender a consciência ecológica, geográfica e climática nos leitores de hoje?

As investigadoras Ana Cristina Carvalho e Natália Constâncio (Univ. Nova de Lisboa), Maria da Graça Saraiva (Observatório da Paisagem da Charneca e Universidade de Lisboa) e Ana Lavrador-Silva (Univ. Nova de Lisboa) reuniram em torno destas questões 12 investigadores, numa cooperação consagrada a esta região de transição entre o Portugal atlântico e o mediterrânico, firmada na análise de 34 obras, na sua maioria de ficção, de 18 escritores da Literatura Portuguesa.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherBy the Book
Number of pages265
ISBN (Print)978-989-35891-2-0
Publication statusPublished - 2024

Publication series

NameLiteratura e Ambiente
No.4

Cite this