Revisão da estratégia europeia de segurança: a hora das escolhas

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

8 Downloads (Pure)

Abstract

A Estratégia Europeia de Segurança de 2003 representou um passo definitivo na construção da PCSD, constrangido por um processo de tomada de decisão intergovernamental, contudo as inovações introdu-zidas pelo tratado de Lisboa e a alteração do ambiente de segurança con-duziram a uma necessidade de revisão das expectativas, ambições e amea-ças da UE. Este artigo procura avaliar a revisão da Estratégia Europeia de Segurança, bem como apresentar as alterações introduzidas pela Estratégia Global para a Política Externa e de Segurança da União Europeia – “Visão partilhada, ação comum: uma Europa mais forte" e os esforços que têm sido de-senvolvidos para a sua implementação.
Original languagePortuguese
Title of host publicationCidadania, Política, Segurança e Cultura Científica
EditorsMaria Manuela Tavares Ribeiro, Isabel Maria Freitas Valente, Maria Fernanda Rollo, Alice Cunha
PublisherCentro de Estudos Interdisciplinares do século XX
Pages189-220
Number of pages31
ISBN (Electronic)978-972-8627-78-2
Publication statusPublished - 2018

Keywords

  • União Europeia
  • Estratégia
  • Política Externa
  • Segurança
  • Defesa

Cite this

Ferreira, L. D. R. (2018). Revisão da estratégia europeia de segurança: a hora das escolhas. In M. M. T. Ribeiro, I. M. F. Valente, M. F. Rollo, & A. Cunha (Eds.), Cidadania, Política, Segurança e Cultura Científica (pp. 189-220). Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX.
Ferreira, Liliana Domingues Reis. / Revisão da estratégia europeia de segurança : a hora das escolhas. Cidadania, Política, Segurança e Cultura Científica. editor / Maria Manuela Tavares Ribeiro ; Isabel Maria Freitas Valente ; Maria Fernanda Rollo ; Alice Cunha . Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX, 2018. pp. 189-220
@inbook{c4a30d8d8fa74d419b1926b268140518,
title = "Revis{\~a}o da estrat{\'e}gia europeia de seguran{\cc}a: a hora das escolhas",
abstract = "A Estrat{\'e}gia Europeia de Seguran{\cc}a de 2003 representou um passo definitivo na constru{\cc}{\~a}o da PCSD, constrangido por um processo de tomada de decis{\~a}o intergovernamental, contudo as inova{\cc}{\~o}es introdu-zidas pelo tratado de Lisboa e a altera{\cc}{\~a}o do ambiente de seguran{\cc}a con-duziram a uma necessidade de revis{\~a}o das expectativas, ambi{\cc}{\~o}es e amea-{\cc}as da UE. Este artigo procura avaliar a revis{\~a}o da Estrat{\'e}gia Europeia de Seguran{\cc}a, bem como apresentar as altera{\cc}{\~o}es introduzidas pela Estrat{\'e}gia Global para a Pol{\'i}tica Externa e de Seguran{\cc}a da Uni{\~a}o Europeia – “Vis{\~a}o partilhada, a{\cc}{\~a}o comum: uma Europa mais forte{"} e os esfor{\cc}os que t{\^e}m sido de-senvolvidos para a sua implementa{\cc}{\~a}o.",
keywords = "Uni{\~a}o Europeia, Estrat{\'e}gia, Pol{\'i}tica Externa, Seguran{\cc}a, Defesa",
author = "Ferreira, {Liliana Domingues Reis}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013",
year = "2018",
language = "Portuguese",
pages = "189--220",
editor = "Ribeiro, {Maria Manuela Tavares } and Valente, {Isabel Maria Freitas } and Rollo, {Maria Fernanda } and {Cunha }, {Alice }",
booktitle = "Cidadania, Pol{\'i}tica, Seguran{\cc}a e Cultura Cient{\'i}fica",
publisher = "Centro de Estudos Interdisciplinares do s{\'e}culo XX",

}

Ferreira, LDR 2018, Revisão da estratégia europeia de segurança: a hora das escolhas. in MMT Ribeiro, IMF Valente, MF Rollo & A Cunha (eds), Cidadania, Política, Segurança e Cultura Científica. Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX, pp. 189-220.

Revisão da estratégia europeia de segurança : a hora das escolhas. / Ferreira, Liliana Domingues Reis.

Cidadania, Política, Segurança e Cultura Científica. ed. / Maria Manuela Tavares Ribeiro; Isabel Maria Freitas Valente; Maria Fernanda Rollo; Alice Cunha . Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX, 2018. p. 189-220.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

TY - CHAP

T1 - Revisão da estratégia europeia de segurança

T2 - a hora das escolhas

AU - Ferreira, Liliana Domingues Reis

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - A Estratégia Europeia de Segurança de 2003 representou um passo definitivo na construção da PCSD, constrangido por um processo de tomada de decisão intergovernamental, contudo as inovações introdu-zidas pelo tratado de Lisboa e a alteração do ambiente de segurança con-duziram a uma necessidade de revisão das expectativas, ambições e amea-ças da UE. Este artigo procura avaliar a revisão da Estratégia Europeia de Segurança, bem como apresentar as alterações introduzidas pela Estratégia Global para a Política Externa e de Segurança da União Europeia – “Visão partilhada, ação comum: uma Europa mais forte" e os esforços que têm sido de-senvolvidos para a sua implementação.

AB - A Estratégia Europeia de Segurança de 2003 representou um passo definitivo na construção da PCSD, constrangido por um processo de tomada de decisão intergovernamental, contudo as inovações introdu-zidas pelo tratado de Lisboa e a alteração do ambiente de segurança con-duziram a uma necessidade de revisão das expectativas, ambições e amea-ças da UE. Este artigo procura avaliar a revisão da Estratégia Europeia de Segurança, bem como apresentar as alterações introduzidas pela Estratégia Global para a Política Externa e de Segurança da União Europeia – “Visão partilhada, ação comum: uma Europa mais forte" e os esforços que têm sido de-senvolvidos para a sua implementação.

KW - União Europeia

KW - Estratégia

KW - Política Externa

KW - Segurança

KW - Defesa

M3 - Chapter

SP - 189

EP - 220

BT - Cidadania, Política, Segurança e Cultura Científica

A2 - Ribeiro, Maria Manuela Tavares

A2 - Valente, Isabel Maria Freitas

A2 - Rollo, Maria Fernanda

A2 - Cunha , Alice

PB - Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX

ER -

Ferreira LDR. Revisão da estratégia europeia de segurança: a hora das escolhas. In Ribeiro MMT, Valente IMF, Rollo MF, Cunha A, editors, Cidadania, Política, Segurança e Cultura Científica. Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX. 2018. p. 189-220