Resiliência e Sustentabilidade: uma reflexão etnomusicológica a partir do estudo de caso do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

A sustentabilidade das práticas musicais e resiliência dos grupos que as detêm constituem um foco de interesse relativamente recente da Etnomusicologia (Schippers e Grant 2016; Schippers 2015; Titon 2009, 2015). O aparato teórico desenvolvido, que coloca em equação conceitos emprestados de outras áreas disciplinares, tem ganho algum terreno no auxílio à reflexão sobre os ecossistemas musicais e o modo como estes desenvolvem estratégias para se manterem, adaptando-se à mudança.
No caso que proponho abordar, o do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, denota-se ao longo da sua história diferentes respostas que procuram preservar o legado das recolhas etnográficas empreendidas por Gonçalo Sampaio (música) e Mota Leite (dança e trajes), enquanto marco da identidade do grupo, ao mesmo tempo que se desenham estratégias para a “salvaguarda”, “proteção” e “continuidade” do mesmo.
A ligação do eixo “passado, presente, futuro” marca o dia-a-dia do grupo, desde os ensaios às atuações, à manutenção do Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio (sede), preservação do espólio de Mota Leite, assuntos associativos e relações sociais que ali se estabelecem.
A apresentação será guiada por questões de partida como: Qual(is) o(s) sentido(s) do grupo para os indivíduos que o integram? Quais os discursos identitários dos interlocutores sobre o próprio grupo? Quais as principais preocupações com o futuro e manutenção do grupo?
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 17 Dec 2019
EventCulture and Sustainability Symposium - Lisboa Incomum, Lisboa, Portugal
Duration: 16 Nov 201917 Nov 2019
http://www.festival-dme.org/2019/08/culture-and-sustainability-symposium.html

Other

OtherCulture and Sustainability Symposium
CountryPortugal
CityLisboa
Period16/11/1917/11/19
Internet address

Cite this