TY - CHAP
T1 - Representações digitais de mapas internos cognitivos através de tecnologias de informação geográfica
AU - Neves, Bruno Miguel Almeida
AU - Ramalhete, Filipa
AU - Soares, Nuno Henrique Pires
N1 - Marques, Luís; Ramalhete, Filipa; Machado, Sara; Neves, Bruno; Gato, Maria Assunção; Soares, Nuno Pires (2013), “ Representações digitais de mapas internos cognitivos através de tecnologias de informação geográfica”. IX Congresso da Geografia Portuguesa – Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência. Universidade de Évora – 28, 29 e 30 de Novembro. Org. Teresa Pinto Correia, Virgínia Henriques e Rui Pedro Julião. p 138-143. E-Book-ISBN: 978-972-99436-6-9 | https://drive.google.com/file/d/0B28AoluOJxFNbV9Dd3VHUERkcjQ/edit?usp=sharing | http://www.apgeo.pt/
PY - 2013/1/1
Y1 - 2013/1/1
N2 - Na ótica da perceção individual dos mapas (espaciais) internos cognitivos e considerando a sua relevância para o contributo do ordenamento, gestão e planeamento do território, as representações digitais com recurso a Tecnologias de Informação Geográfica desempenham um papel fundamental enquanto ferramenta para a aquisição, tratamento, análise e divulgação de dados obtidos por inquirição à sociedade civil. No âmbito do projeto “Bairros em Lisboa 2012” - promovido pelo Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa (CEACT/UAL), em parceria com o e-GEO, Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional da Universidade Nova de Lisboa, e o IHRU, Instituto para a Habitação e Reabilitação Urbana, pretendeu-se captar e compreender a espacialização do conceito de Bairro, através da sua configuração espacial e os seus principais fatores de delimitação, recorrendo a seis casos de estudo no município de Lisboa com diferentes características urbanas.
AB - Na ótica da perceção individual dos mapas (espaciais) internos cognitivos e considerando a sua relevância para o contributo do ordenamento, gestão e planeamento do território, as representações digitais com recurso a Tecnologias de Informação Geográfica desempenham um papel fundamental enquanto ferramenta para a aquisição, tratamento, análise e divulgação de dados obtidos por inquirição à sociedade civil. No âmbito do projeto “Bairros em Lisboa 2012” - promovido pelo Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa (CEACT/UAL), em parceria com o e-GEO, Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional da Universidade Nova de Lisboa, e o IHRU, Instituto para a Habitação e Reabilitação Urbana, pretendeu-se captar e compreender a espacialização do conceito de Bairro, através da sua configuração espacial e os seus principais fatores de delimitação, recorrendo a seis casos de estudo no município de Lisboa com diferentes características urbanas.
KW - Tecnologias de Informação Geográfica
KW - Bairro
KW - Representações
M3 - Chapter
SN - 978-972-99436-6-9
T3 - Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência
SP - 138
EP - 143
BT - IX Congresso da Geografia Portuguesa
A2 - Correia, Teresa Pinto
A2 - Julião, Virgínia Henriques E Rui Pedro
PB - Associação Portuguesa de Geógrafos
CY - Lisboa
ER -