Relação entre a concentração de aminas biogénicas e a população microbiana presente em camarões de aquacultura

Inês Pereira, Rosália Furtado, Cristina Belo Correia, Ana Lúcia Monteiro Durão Leitão, Carla Motta

Research output: Contribution to conferencePoster

Abstract

As aminas biogénicas são metabolitos que resultam da descarboxilação de aminoácidos livres, presentes nas matrizes alimentares, na sequência do desenvolvimento abundante de flora microbiana produtora de enzimas descarboxilases.
Estes compostos estão frequentemente associados a alimentos com elevado teor de proteína como o peixe e a carne, ou que foram sujeitos a processos de fermentação como o queijo e o vinho. Estes metabolitos, para além de desempenharem um papel vital nos organismos vivos, também podem desencadear efeitos tóxicos que apenas são evidentes quando a sua concentração nos alimentos consumidos atinge determinados níveis.
O objetivo deste estudo foi detetar e quantificar cinco aminas biogénicas em simultâneo, histamina, triptamina, tiramina, cadaverina e putrescina, por cromatografia líquida de ultra pressão (Acquity UPLC, Waters®) acoplada a um detetor PAD. O estudo foi realizado em amostras de camarão de aquacultura, adquiridas em estabelecimentos comerciais na região de Lisboa.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - Oct 2018
Event11.ª Reunião Anual PortFIR: Partilhar e Cooperar para uma Alimentação Saudável - Lisboa, Portugal
Duration: 25 Oct 201826 Oct 2018

Conference

Conference11.ª Reunião Anual PortFIR
CountryPortugal
CityLisboa
Period25/10/1826/10/18

Keywords

  • Contaminação Microbiana
  • Aminas Biogénicas
  • Camaróes
  • Segurança Alimentar

Cite this

Pereira, I., Furtado, R., Belo Correia, C., Leitão, A. L. M. D., & Motta, C. (2018). Relação entre a concentração de aminas biogénicas e a população microbiana presente em camarões de aquacultura. Poster session presented at 11.ª Reunião Anual PortFIR, Lisboa, Portugal.