Recensão Crítica de "«Uma Biografia dos Guerristas»: a Grande Guerra de Afonso Costa

Research output: Contribution to journalBook/Film/Article review

4 Downloads (Pure)

Abstract

Filipe Ribeiro de Meneses é um veterano dos estudos sobre a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial. A tese com que se doutorou no Trinity College de Dublin, na Irlanda, nos idos anos 90 do século XX, versava precisamente a União Sagrada e o Sidonismo, Portugal na Grande Guerra (1916-1918)5: uma monografia que estudava a situação de Portugal durante o período dos governos da União Sagrada e de Sidónio Pais. Muito mais recentemente, e no âmbito de uma coleção de monografias sobre os líderes políticos de cada um dos países que participaram, como ex-beligerantes, nas conferências de paz de Paris em 1919, publicou uma curta biografia de Afonso Costa. Além destes textos mais longos, Filipe Ribeiro de Meneses tem vindo a publicar igualmente numerosos artigos sobre a participação de Portugal na Grande Guerra. O conhecimento que tem desta época e das condições que levaram Portugal à beligerância na Primeira Guerra Mundial é por isso, pode-se dizer, muito profundo.

A sua mais recente obra, A Grande Guerra de Afonso Costa8, é todavia um objeto estranho do ponto de vista das categorias com que se costumam catalogar os livros nas bibliotecas. Não é uma biografia propriamente dita, mas também não é uma monografia sobre os políticos «guerristas».

É que, não sendo a obra, por um lado, uma pura biografia, nem, por outro, um estudo sobre uma fação política ou um projeto político, ela faz confluir a ação individual de Afonso Costa com a dinâmica do «partido guerrista», situação imprescindível para que Portugal se tornasse uma nação beligerante na Primeira Guerra Mundial. Esta muito peculiar característica da obra espelha a muito particular posição que Afonso Costa teve no desenrolar dos eventos que encaminharam Portugal para a beligerância na grande conflagração e é uma das grandes mais-valias deste livro.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)127-133
Number of pages7
JournalR:I / Relações Internacionais
Issue number51
Publication statusPublished - Sep 2016

Keywords

  • Afonso Costa
  • Grande Guerra
  • Filipe Ribeiro de Meneses

Cite this