Que líder sou eu?

Manual de apoio ao desenvolvimento de competências de liderança

Arménio Rego, Miguel Pina Cunha

Research output: Book/ReportBook

Abstract

O leitor conhece profissionais de elevada craveira técnica que, quando catapultados para funções de liderança, se revelaram autênticos desastres? Lembra-se de excelentes professores ou investigadores que se transformaram em ministros incompetentes? Já ouviu a expressão «perdeu-se um bom técnico, ganhou-se um mau líder»? Este livro ajuda a compreender essas estranhas ocorrências. A razão é cristalina: o exercício de funções de liderança requer muito mais do que competências técnicas. Exige também competências sociais, concetuais e de liderança pessoal. Líderes tecnicamente competentes mas desprovidos de competências sociais serão incapazes de gerir devidamente equipas e de se relacionarem frutuosamente com subordinados, pares, superiores e entidades externas à organização. E líderes desprovidos de competências concetuais dificilmente brilharão em funções de gestão de topo. Competências de liderança pessoal (como a disciplina pessoal, a prudência e a capacidade para evitar o deslumbramento com o poder) relevam em todos os níveis de liderança, embora o seu défice seja mais problemático no topo. Este livro ajuda a compreender a relevância destas competências, podendo ser usado em processos de formação e desenvolvimento de líderes, sobretudo se for complementado com o diagnóstico «Que líder sou eu?».
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherEdições Sílabo, Lda.
Number of pages300
Edition
ISBN (Print)978-989-561-020-4
Publication statusPublished - 2019

Cite this

Rego, Arménio ; Cunha, Miguel Pina. / Que líder sou eu? Manual de apoio ao desenvolvimento de competências de liderança. 3ª ed. Lisboa : Edições Sílabo, Lda., 2019. 300 p.
@book{8f5b9633956e4b92968d2a21e772eb54,
title = "Que l{\'i}der sou eu?: Manual de apoio ao desenvolvimento de compet{\^e}ncias de lideran{\cc}a",
abstract = "O leitor conhece profissionais de elevada craveira t{\'e}cnica que, quando catapultados para fun{\cc}{\~o}es de lideran{\cc}a, se revelaram aut{\^e}nticos desastres? Lembra-se de excelentes professores ou investigadores que se transformaram em ministros incompetentes? J{\'a} ouviu a express{\~a}o «perdeu-se um bom t{\'e}cnico, ganhou-se um mau l{\'i}der»? Este livro ajuda a compreender essas estranhas ocorr{\^e}ncias. A raz{\~a}o {\'e} cristalina: o exerc{\'i}cio de fun{\cc}{\~o}es de lideran{\cc}a requer muito mais do que compet{\^e}ncias t{\'e}cnicas. Exige tamb{\'e}m compet{\^e}ncias sociais, concetuais e de lideran{\cc}a pessoal. L{\'i}deres tecnicamente competentes mas desprovidos de compet{\^e}ncias sociais ser{\~a}o incapazes de gerir devidamente equipas e de se relacionarem frutuosamente com subordinados, pares, superiores e entidades externas {\`a} organiza{\cc}{\~a}o. E l{\'i}deres desprovidos de compet{\^e}ncias concetuais dificilmente brilhar{\~a}o em fun{\cc}{\~o}es de gest{\~a}o de topo. Compet{\^e}ncias de lideran{\cc}a pessoal (como a disciplina pessoal, a prud{\^e}ncia e a capacidade para evitar o deslumbramento com o poder) relevam em todos os n{\'i}veis de lideran{\cc}a, embora o seu d{\'e}fice seja mais problem{\'a}tico no topo. Este livro ajuda a compreender a relev{\^a}ncia destas compet{\^e}ncias, podendo ser usado em processos de forma{\cc}{\~a}o e desenvolvimento de l{\'i}deres, sobretudo se for complementado com o diagn{\'o}stico «Que l{\'i}der sou eu?».",
author = "Arm{\'e}nio Rego and Cunha, {Miguel Pina}",
year = "2019",
language = "Portuguese",
isbn = "978-989-561-020-4",
publisher = "Edi{\cc}{\~o}es S{\'i}labo, Lda.",
edition = "3ª",

}

Que líder sou eu? Manual de apoio ao desenvolvimento de competências de liderança. / Rego, Arménio; Cunha, Miguel Pina.

3ª ed. Lisboa : Edições Sílabo, Lda., 2019. 300 p.

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - Que líder sou eu?

T2 - Manual de apoio ao desenvolvimento de competências de liderança

AU - Rego, Arménio

AU - Cunha, Miguel Pina

PY - 2019

Y1 - 2019

N2 - O leitor conhece profissionais de elevada craveira técnica que, quando catapultados para funções de liderança, se revelaram autênticos desastres? Lembra-se de excelentes professores ou investigadores que se transformaram em ministros incompetentes? Já ouviu a expressão «perdeu-se um bom técnico, ganhou-se um mau líder»? Este livro ajuda a compreender essas estranhas ocorrências. A razão é cristalina: o exercício de funções de liderança requer muito mais do que competências técnicas. Exige também competências sociais, concetuais e de liderança pessoal. Líderes tecnicamente competentes mas desprovidos de competências sociais serão incapazes de gerir devidamente equipas e de se relacionarem frutuosamente com subordinados, pares, superiores e entidades externas à organização. E líderes desprovidos de competências concetuais dificilmente brilharão em funções de gestão de topo. Competências de liderança pessoal (como a disciplina pessoal, a prudência e a capacidade para evitar o deslumbramento com o poder) relevam em todos os níveis de liderança, embora o seu défice seja mais problemático no topo. Este livro ajuda a compreender a relevância destas competências, podendo ser usado em processos de formação e desenvolvimento de líderes, sobretudo se for complementado com o diagnóstico «Que líder sou eu?».

AB - O leitor conhece profissionais de elevada craveira técnica que, quando catapultados para funções de liderança, se revelaram autênticos desastres? Lembra-se de excelentes professores ou investigadores que se transformaram em ministros incompetentes? Já ouviu a expressão «perdeu-se um bom técnico, ganhou-se um mau líder»? Este livro ajuda a compreender essas estranhas ocorrências. A razão é cristalina: o exercício de funções de liderança requer muito mais do que competências técnicas. Exige também competências sociais, concetuais e de liderança pessoal. Líderes tecnicamente competentes mas desprovidos de competências sociais serão incapazes de gerir devidamente equipas e de se relacionarem frutuosamente com subordinados, pares, superiores e entidades externas à organização. E líderes desprovidos de competências concetuais dificilmente brilharão em funções de gestão de topo. Competências de liderança pessoal (como a disciplina pessoal, a prudência e a capacidade para evitar o deslumbramento com o poder) relevam em todos os níveis de liderança, embora o seu défice seja mais problemático no topo. Este livro ajuda a compreender a relevância destas competências, podendo ser usado em processos de formação e desenvolvimento de líderes, sobretudo se for complementado com o diagnóstico «Que líder sou eu?».

UR - http://www.silabo.pt/Conteudos/0204_PDF.pdf

M3 - Book

SN - 978-989-561-020-4

BT - Que líder sou eu?

PB - Edições Sílabo, Lda.

CY - Lisboa

ER -

Rego A, Cunha MP. Que líder sou eu? Manual de apoio ao desenvolvimento de competências de liderança. 3ª ed. Lisboa: Edições Sílabo, Lda., 2019. 300 p.