TY - JOUR
T1 - Projeto migramyths
T2 - práticas informacionais no combate à desinformação e à discriminação relacionadas à imigração em Portugal
AU - Brasileiro, Fellipe Sá
AU - Nascimento, Geysianne Felipe do
AU - Costa, Ana Paula
AU - Alves, Edvaldo Carvalho
PY - 2023
Y1 - 2023
N2 - Este artigo discute o desenvolvimento de práticas informacionais no contexto do combate à desinformação e discriminação contra a comunidade migrante em Portugal partindo de um abordagem praxiológica das ações infocomunicativos empreendidas por organizações de pessoas migrantes. Adota como método o estudo de caso envolvendo o projeto “Migramyths – Desmistificando a imigração”, desenvolvido em Portugal. O trabalho apresenta quatro categorias de práticas informacionais desenvolvidas e atesta que as estratégias empreendidas pelo projeto orientam, combatem a desinformação, mobilizam socialmente e afetivamente, fazendo frente à problemática na medida em que entrelaça a orientação da informação com a afetividade que organiza os entendimentos práticos dos público alvo. Conclui que as capacidades de resposta e de responsabilidade crítica dos cidadãos diante dos desafios da desinformação no contexto da migração podem ser desenvolvidas a partir de intervenções vinculativas que considerem a inteligibilidade prática e os afetos dos sujeito, interferindo nos entendimentos e regras compartilhadas.
AB - Este artigo discute o desenvolvimento de práticas informacionais no contexto do combate à desinformação e discriminação contra a comunidade migrante em Portugal partindo de um abordagem praxiológica das ações infocomunicativos empreendidas por organizações de pessoas migrantes. Adota como método o estudo de caso envolvendo o projeto “Migramyths – Desmistificando a imigração”, desenvolvido em Portugal. O trabalho apresenta quatro categorias de práticas informacionais desenvolvidas e atesta que as estratégias empreendidas pelo projeto orientam, combatem a desinformação, mobilizam socialmente e afetivamente, fazendo frente à problemática na medida em que entrelaça a orientação da informação com a afetividade que organiza os entendimentos práticos dos público alvo. Conclui que as capacidades de resposta e de responsabilidade crítica dos cidadãos diante dos desafios da desinformação no contexto da migração podem ser desenvolvidas a partir de intervenções vinculativas que considerem a inteligibilidade prática e os afetos dos sujeito, interferindo nos entendimentos e regras compartilhadas.
KW - Information Practices
KW - Migration
KW - Misinformation
KW - Desinformação
KW - Migração
KW - Práticas Informacionais
UR - https://www.webofscience.com/api/gateway?GWVersion=2&SrcApp=nova_api&SrcAuth=WosAPI&KeyUT=WOS:001165383400004&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL
U2 - https://doi.org/10.5016/cm.v18i1.588
DO - https://doi.org/10.5016/cm.v18i1.588
M3 - Article
SN - 2236-8000
VL - 18
SP - 119
EP - 133
JO - Revista Comunicação Midiática
JF - Revista Comunicação Midiática
IS - 1
ER -