Projecto Opus Tutti GermInArte

Research output: Contribution to conferencePaper

Abstract

Opus Tutti - Práticas Artísticas na criação de raízes sociais e educativas” foi um projecto artístico e educativo que decorreu entre 2011 e 2014 e visou a concepção e a implementação de boas práticas de intervenção na comunidade dirigidas à infância e primeira infância. Adoptando uma perspectiva eclética, Opus Tutti integrou acções dirigidas a diversos públicos-alvo. Os seus resultados estão documentados nas publicações Ecos de Opus Tutti e Manual para a Construção de Jardins Interiores (editadas pela Fundação Calouste Gulbenkian) e em quatro documentários, disponíveis em acesso livre (ver vimeo.com/cmusicateatral) intitulados Germinar, Enraizar, Crescer e Frutificar.
O projecto "GerminArte - Transformação Artística de Agentes para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância”, actualmente em curso, tem como finalidade a qualificação de recursos humanos e profissionais para a primeira infância, desenhando e implementando modalidades de formação de caráter artístico e musical. É adoptada uma perspectiva holística, procurando alcançar elementos do sistema social que podem, de forma directa ou indirecta, influenciar positivamente o modo como se tratam questões relacionadas com a infância.
Graças ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, várias das acções de formação concebidas no âmbito deste projecto estão agora a chegar a vários pontos do país, alcançando profissionais interessados em promover a educação e o bem-estar mediado por práticas artísticas.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 18 May 2017
EventBem Estar: Um Investimento… Uma Atitude: Encontro sobre Educação de infância - Cinema São Jorge, Lisbon, Portugal
Duration: 18 May 201718 May 2017

Conference

ConferenceBem Estar: Um Investimento… Uma Atitude
CountryPortugal
CityLisbon
Period18/05/1718/05/17

Keywords

  • GermInArte
  • Opus Tutti
  • formação imersiva
  • primeira infância

Cite this

Rodrigues, H. (2017). Projecto Opus Tutti GermInArte. Paper presented at Bem Estar: Um Investimento… Uma Atitude, Lisbon, Portugal.
Rodrigues, Helena . / Projecto Opus Tutti GermInArte. Paper presented at Bem Estar: Um Investimento… Uma Atitude, Lisbon, Portugal.
@conference{fbdb8c87e83046ed97a1fad23bec9c27,
title = "Projecto Opus Tutti GermInArte",
abstract = "Opus Tutti - Práticas Artísticas na criação de raízes sociais e educativas” foi um projecto artístico e educativo que decorreu entre 2011 e 2014 e visou a concepção e a implementação de boas práticas de intervenção na comunidade dirigidas à infância e primeira infância. Adoptando uma perspectiva eclética, Opus Tutti integrou acções dirigidas a diversos públicos-alvo. Os seus resultados est{\~a}o documentados nas publica{\cc}{\~o}es Ecos de Opus Tutti e Manual para a Constru{\cc}{\~a}o de Jardins Interiores (editadas pela Funda{\cc}{\~a}o Calouste Gulbenkian) e em quatro document{\'a}rios, dispon{\'i}veis em acesso livre (ver vimeo.com/cmusicateatral) intitulados Germinar, Enraizar, Crescer e Frutificar. O projecto {"}GerminArte - Transformação Artística de Agentes para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância”, actualmente em curso, tem como finalidade a qualificação de recursos humanos e profissionais para a primeira infância, desenhando e implementando modalidades de formação de caráter artístico e musical. É adoptada uma perspectiva holística, procurando alcançar elementos do sistema social que podem, de forma directa ou indirecta, influenciar positivamente o modo como se tratam questões relacionadas com a infância. Gra{\cc}as ao apoio da Funda{\cc}{\~a}o Calouste Gulbenkian, v{\'a}rias das ac{\cc}{\~o}es de forma{\cc}{\~a}o concebidas no {\^a}mbito deste projecto est{\~a}o agora a chegar a v{\'a}rios pontos do pa{\'i}s, alcan{\cc}ando profissionais interessados em promover a educa{\cc}{\~a}o e o bem-estar mediado por pr{\'a}ticas art{\'i}sticas.",
keywords = "GermInArte, Opus Tutti, forma{\cc}{\~a}o imersiva, primeira inf{\^a}ncia",
author = "Helena Rodrigues",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013 ; null ; Conference date: 18-05-2017 Through 18-05-2017",
year = "2017",
month = "5",
day = "18",
language = "Portuguese",

}

Rodrigues, H 2017, 'Projecto Opus Tutti GermInArte' Paper presented at Bem Estar: Um Investimento… Uma Atitude, Lisbon, Portugal, 18/05/17 - 18/05/17, .

Projecto Opus Tutti GermInArte. / Rodrigues, Helena .

2017. Paper presented at Bem Estar: Um Investimento… Uma Atitude, Lisbon, Portugal.

Research output: Contribution to conferencePaper

TY - CONF

T1 - Projecto Opus Tutti GermInArte

AU - Rodrigues, Helena

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2017/5/18

Y1 - 2017/5/18

N2 - Opus Tutti - Práticas Artísticas na criação de raízes sociais e educativas” foi um projecto artístico e educativo que decorreu entre 2011 e 2014 e visou a concepção e a implementação de boas práticas de intervenção na comunidade dirigidas à infância e primeira infância. Adoptando uma perspectiva eclética, Opus Tutti integrou acções dirigidas a diversos públicos-alvo. Os seus resultados estão documentados nas publicações Ecos de Opus Tutti e Manual para a Construção de Jardins Interiores (editadas pela Fundação Calouste Gulbenkian) e em quatro documentários, disponíveis em acesso livre (ver vimeo.com/cmusicateatral) intitulados Germinar, Enraizar, Crescer e Frutificar. O projecto "GerminArte - Transformação Artística de Agentes para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância”, actualmente em curso, tem como finalidade a qualificação de recursos humanos e profissionais para a primeira infância, desenhando e implementando modalidades de formação de caráter artístico e musical. É adoptada uma perspectiva holística, procurando alcançar elementos do sistema social que podem, de forma directa ou indirecta, influenciar positivamente o modo como se tratam questões relacionadas com a infância. Graças ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, várias das acções de formação concebidas no âmbito deste projecto estão agora a chegar a vários pontos do país, alcançando profissionais interessados em promover a educação e o bem-estar mediado por práticas artísticas.

AB - Opus Tutti - Práticas Artísticas na criação de raízes sociais e educativas” foi um projecto artístico e educativo que decorreu entre 2011 e 2014 e visou a concepção e a implementação de boas práticas de intervenção na comunidade dirigidas à infância e primeira infância. Adoptando uma perspectiva eclética, Opus Tutti integrou acções dirigidas a diversos públicos-alvo. Os seus resultados estão documentados nas publicações Ecos de Opus Tutti e Manual para a Construção de Jardins Interiores (editadas pela Fundação Calouste Gulbenkian) e em quatro documentários, disponíveis em acesso livre (ver vimeo.com/cmusicateatral) intitulados Germinar, Enraizar, Crescer e Frutificar. O projecto "GerminArte - Transformação Artística de Agentes para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância”, actualmente em curso, tem como finalidade a qualificação de recursos humanos e profissionais para a primeira infância, desenhando e implementando modalidades de formação de caráter artístico e musical. É adoptada uma perspectiva holística, procurando alcançar elementos do sistema social que podem, de forma directa ou indirecta, influenciar positivamente o modo como se tratam questões relacionadas com a infância. Graças ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, várias das acções de formação concebidas no âmbito deste projecto estão agora a chegar a vários pontos do país, alcançando profissionais interessados em promover a educação e o bem-estar mediado por práticas artísticas.

KW - GermInArte

KW - Opus Tutti

KW - formação imersiva

KW - primeira infância

M3 - Paper

ER -

Rodrigues H. Projecto Opus Tutti GermInArte. 2017. Paper presented at Bem Estar: Um Investimento… Uma Atitude, Lisbon, Portugal.