Potencial de locais e actividades com interesse geológico no ensino das Geociência

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

O presente trabalho aborda uma vertente das Geociências que se dedica ao Património Geológico e ao aproveitamento do mesmo no ensino. Um dos objectivos principais é reforçar a importância do ensino da Geologia e, para além disso, da utilização dos demais recursos geológicos disponíveis. Pretende-se ainda informar sobre a diversidade dos meios que existem atualmente no ensino das Geociências, em particular na temática dos Georrecursos. Deste modo, procedeu-se a uma pesquisa histórica sobre as primeiras coleções de geociências e o aparecimento dos primeiros museus, até se chegar à actualidade, onde se inventariam locais de particular interesse para o ensino das Geociências. Estes locais consideram-se de significativa relevância para o ensino, contudo são pouco representativos da aplicabilidade da Geologia no quotidiano, mais especificamente dos Georrecursos. Neste artigo demonstra-se que estes materiais, para além de serem uma determinante fonte de matéria-prima, podem constituir excelentes recursos para o ensino.
Original languageUnknown
Title of host publication0
Pages147-151
Publication statusPublished - 1 Jan 2013
EventIII Congresso Jovens Investigadores em Geociências, Estremoz -
Duration: 1 Jan 2013 → …

Conference

ConferenceIII Congresso Jovens Investigadores em Geociências, Estremoz
Period1/01/13 → …

Cite this

@inproceedings{794d4e2b4a3348dcb00a1766047db402,
title = "Potencial de locais e actividades com interesse geol{\'o}gico no ensino das Geoci{\^e}ncia",
abstract = "O presente trabalho aborda uma vertente das Geoci{\^e}ncias que se dedica ao Patrim{\'o}nio Geol{\'o}gico e ao aproveitamento do mesmo no ensino. Um dos objectivos principais {\'e} refor{\cc}ar a import{\^a}ncia do ensino da Geologia e, para al{\'e}m disso, da utiliza{\cc}{\~a}o dos demais recursos geol{\'o}gicos dispon{\'i}veis. Pretende-se ainda informar sobre a diversidade dos meios que existem atualmente no ensino das Geoci{\^e}ncias, em particular na tem{\'a}tica dos Georrecursos. Deste modo, procedeu-se a uma pesquisa hist{\'o}rica sobre as primeiras cole{\cc}{\~o}es de geoci{\^e}ncias e o aparecimento dos primeiros museus, at{\'e} se chegar {\`a} actualidade, onde se inventariam locais de particular interesse para o ensino das Geoci{\^e}ncias. Estes locais consideram-se de significativa relev{\^a}ncia para o ensino, contudo s{\~a}o pouco representativos da aplicabilidade da Geologia no quotidiano, mais especificamente dos Georrecursos. Neste artigo demonstra-se que estes materiais, para al{\'e}m de serem uma determinante fonte de mat{\'e}ria-prima, podem constituir excelentes recursos para o ensino.",
author = "Sim{\~a}o, {Joaquim Ant{\'o}nio dos Reis Silva}",
note = "Sem pdf conforme despacho.",
year = "2013",
month = "1",
day = "1",
language = "Unknown",
isbn = "978-989-95398-1-5",
pages = "147--151",
booktitle = "0",

}

Simão, JADRS 2013, Potencial de locais e actividades com interesse geológico no ensino das Geociência. in 0. pp. 147-151, III Congresso Jovens Investigadores em Geociências, Estremoz, 1/01/13.

Potencial de locais e actividades com interesse geológico no ensino das Geociência. / Simão, Joaquim António dos Reis Silva.

0. 2013. p. 147-151.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - Potencial de locais e actividades com interesse geológico no ensino das Geociência

AU - Simão, Joaquim António dos Reis Silva

N1 - Sem pdf conforme despacho.

PY - 2013/1/1

Y1 - 2013/1/1

N2 - O presente trabalho aborda uma vertente das Geociências que se dedica ao Património Geológico e ao aproveitamento do mesmo no ensino. Um dos objectivos principais é reforçar a importância do ensino da Geologia e, para além disso, da utilização dos demais recursos geológicos disponíveis. Pretende-se ainda informar sobre a diversidade dos meios que existem atualmente no ensino das Geociências, em particular na temática dos Georrecursos. Deste modo, procedeu-se a uma pesquisa histórica sobre as primeiras coleções de geociências e o aparecimento dos primeiros museus, até se chegar à actualidade, onde se inventariam locais de particular interesse para o ensino das Geociências. Estes locais consideram-se de significativa relevância para o ensino, contudo são pouco representativos da aplicabilidade da Geologia no quotidiano, mais especificamente dos Georrecursos. Neste artigo demonstra-se que estes materiais, para além de serem uma determinante fonte de matéria-prima, podem constituir excelentes recursos para o ensino.

AB - O presente trabalho aborda uma vertente das Geociências que se dedica ao Património Geológico e ao aproveitamento do mesmo no ensino. Um dos objectivos principais é reforçar a importância do ensino da Geologia e, para além disso, da utilização dos demais recursos geológicos disponíveis. Pretende-se ainda informar sobre a diversidade dos meios que existem atualmente no ensino das Geociências, em particular na temática dos Georrecursos. Deste modo, procedeu-se a uma pesquisa histórica sobre as primeiras coleções de geociências e o aparecimento dos primeiros museus, até se chegar à actualidade, onde se inventariam locais de particular interesse para o ensino das Geociências. Estes locais consideram-se de significativa relevância para o ensino, contudo são pouco representativos da aplicabilidade da Geologia no quotidiano, mais especificamente dos Georrecursos. Neste artigo demonstra-se que estes materiais, para além de serem uma determinante fonte de matéria-prima, podem constituir excelentes recursos para o ensino.

M3 - Conference contribution

SN - 978-989-95398-1-5

SP - 147

EP - 151

BT - 0

ER -