"Porque Se Move A Razom [Dela]”: A Ficção Da Voz Feminina Nas Cantigas De Amigo Galego-Portuguesas

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

No contexto da lírica medieval galego-portuguesa, as cantigas de amigo definem-se e distinguem-se por brotarem de um curioso fenómeno de desdobramento subjetivo através do qual um trovador do sexo masculino dá voz a um sujeito lírico feminino, verificando-se, assim, uma rutura entre o género sexual do autor e o da voz que enuncia o cantar.
Uma vez que abordam a experiência amorosa do ponto de vista feminino, as cantigas de amigo têm sido comummente inseridas, nos estudos da especialidade, no conjunto genérico e heterogéneo da “canção de mulher” medieval, que abrange, por exemplo, as kharjas moçárabes, as frauenlieder alemãs, as cansos das trobairitz e também as pastorelas, as albas e as chansons de toile, compostas tanto por troubadours provençais como pelos trouvères do Norte de França.
Todavia, embora do ponto de vista da ficção textual se afigure pertinente a inclusão da cantiga de amigo no corpus da chanson de femme, será realmente viável comparar composições de voz feminina escritas por homens com textos efetivamente redigidos por mulheres (como é o caso das cansos das trobairitz)? Reformulando a questão, até que ponto é que nas cantigas de amigo a autoria masculina se repercute na formulação dos textos e influencia a sua análise?
Partindo de uma reflexão fundamentada em exemplos textuais pertinentes e na oposição cunhada por Pierre Bec entre “féminité textuelle” e “féminité génétique”, tentaremos, então, perceber quais as consequências da não coincidência de género biológico entre autor e sujeito poético nas cantigas de amigo.
Original languagePortuguese
Title of host publicationVoces de mujeres en la Edad Media
Subtitle of host publicationEntre realidad y ficción
EditorsEsther Corral Díaz
Place of PublicationBerlim
PublisherDe Gruyter
Pages362-372
Number of pages10
ISBN (Electronic)978-3-11-059675-5
DOIs
Publication statusPublished - 2018
EventA presenza feminina na escritura: Voces de mulleres na Idade Media - Centro Ramón Piñeiro para a Investigación en Humanidades, Santiago de Compostela, Spain
Duration: 1 Feb 20173 Feb 2017
https://www.vocesdemujeresmedievales.com/gl/circulares/

Conference

ConferenceA presenza feminina na escritura
CountrySpain
CitySantiago de Compostela
Period1/02/173/02/17
Internet address

Keywords

  • Lírica galego-portuguesa
  • Cantigas de amigo
  • Voz feminina
  • Literatura Medieval
  • Canção de mulher medieval
  • Féminité textuelle
  • Féminité génétique

Cite this