Políticas, práticas e narrativas do jornalismo radiofónico português na Web

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

Com duas décadas de presença na Internet, a rádio portuguesa de informação tem procurado trilhar um percurso de afirmação na rede global, quer através da criação de sites, da presença nas redes sociais ou em dispositivos móveis. Embora em diferentes níveis, as três principais emissoras de notícias em Portugal, TSF, Antena 1 e Renascença, adotaram políticas e práticas que implicaram a reestruturação das suas organizações e rotinas, o recurso a novas formas de expressividade e ao questionamento de perfis profissionais. O presente artigo procura caracterizar a presença das rádios de informação na Internet ao longo de duas décadas, identificando o percurso efetuado em várias dimensões: expressividade, discurso, políticas e diversificação da
oferta de conteúdos. Concluímos que tem havido evolução nessa presença, sobretudo ao nível da expressividade e no aproveitamento das sinergias proporcionadas por uma lógica de grupo empresarial.
Original languagePortuguese
Title of host publicationRadio, sound and Internet
EditorsMadalena Oliveira, Fàbio Ribeiro
Place of PublicationBraga
PublisherCECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho)
Pages323-333
Number of pages10
ISBN (Print)978-989-8600-37-0
Publication statusPublished - Sep 2015

Keywords

  • Rádio
  • Jornalismo
  • Internet
  • Portugal

Cite this

Bonixe, J. L. R. (2015). Políticas, práticas e narrativas do jornalismo radiofónico português na Web. In M. Oliveira, & F. Ribeiro (Eds.), Radio, sound and Internet (pp. 323-333). Braga: CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho).