«Pianista ilustre», «Apreciada cantora», «Distinta cantora»

A vida musical portuguesa em revistas ilustradas

Research output: Contribution to conferencePaper

Abstract

Da consulta de imprensa periódica ilustradas publicada em Portugal nas primeiras décadas do século XX, emergem imagens alusivas a acontecimentos musicais, quer em fotografias de conjunto com instrumentistas, quer em fotografias de retrato a destacar o sucesso alcançado por um músico, maestro, pedagogo ou estrela de espectáculo. O uso de ilustrações e fotografias é um dos elementos que distingue estas publicações de outros periódicos da época. Com capas coloridas, textos curtos, alguns artigos e bastantes imagens, as revistas ilustradas eram publicações particularmente atractivas. Consoante a linha editorial e conjunto de redactores que com elas colaboravam, estas revistas abordavam diversas temáticas, da actualidade política à vida social, passando por assuntos artísticos, literários, musicais, desportivos, de moda e científicos.
Na presente comunicação, irei abordar as representações de acontecimentos musicais nas revistas Ilustração Portuguesa (1903-1993), ABC (1920-1940) e Ilustração (1926-1939). A análise irá focar-se em particular nas décadas de 1920 e 1930 e destacará os agentes representados – estudantes de música, professores, instrumentistas, cantores, maestros e, por vezes, público, assim como os espaços e contextos em que a música era praticada. Questionarei que aspectos das vivências sociais e musicais são veiculados a partir das imagens publicadas, que tipo de discurso é usado, e que papel é que estas revistas desempenham na construção de significados sobre música.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 2017
EventVII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017 - Universidade do Minho, SPIM, Braga, Portugal
Duration: 9 Nov 201711 Nov 2017

Conference

ConferenceVII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017
Abbreviated titleENIM 2017
CountryPortugal
CityBraga
Period9/11/1711/11/17

Keywords

  • Imprensa periódica
  • iconografia musical
  • vida musical em Portugal

Cite this

Calado, M. C. (2017). «Pianista ilustre», «Apreciada cantora», «Distinta cantora»: A vida musical portuguesa em revistas ilustradas. Paper presented at VII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017, Braga, Portugal.
Calado, Mariana Carvalho. / «Pianista ilustre», «Apreciada cantora», «Distinta cantora» : A vida musical portuguesa em revistas ilustradas. Paper presented at VII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017, Braga, Portugal.
@conference{f13873b9f857475b9fd39dc9dd102d19,
title = "«Pianista ilustre», «Apreciada cantora», «Distinta cantora»: A vida musical portuguesa em revistas ilustradas",
abstract = "Da consulta de imprensa peri{\'o}dica ilustradas publicada em Portugal nas primeiras d{\'e}cadas do s{\'e}culo XX, emergem imagens alusivas a acontecimentos musicais, quer em fotografias de conjunto com instrumentistas, quer em fotografias de retrato a destacar o sucesso alcan{\cc}ado por um m{\'u}sico, maestro, pedagogo ou estrela de espect{\'a}culo. O uso de ilustra{\cc}{\~o}es e fotografias {\'e} um dos elementos que distingue estas publica{\cc}{\~o}es de outros peri{\'o}dicos da {\'e}poca. Com capas coloridas, textos curtos, alguns artigos e bastantes imagens, as revistas ilustradas eram publica{\cc}{\~o}es particularmente atractivas. Consoante a linha editorial e conjunto de redactores que com elas colaboravam, estas revistas abordavam diversas tem{\'a}ticas, da actualidade pol{\'i}tica {\`a} vida social, passando por assuntos art{\'i}sticos, liter{\'a}rios, musicais, desportivos, de moda e cient{\'i}ficos.Na presente comunica{\cc}{\~a}o, irei abordar as representa{\cc}{\~o}es de acontecimentos musicais nas revistas Ilustra{\cc}{\~a}o Portuguesa (1903-1993), ABC (1920-1940) e Ilustra{\cc}{\~a}o (1926-1939). A an{\'a}lise ir{\'a} focar-se em particular nas d{\'e}cadas de 1920 e 1930 e destacar{\'a} os agentes representados – estudantes de m{\'u}sica, professores, instrumentistas, cantores, maestros e, por vezes, p{\'u}blico, assim como os espa{\cc}os e contextos em que a m{\'u}sica era praticada. Questionarei que aspectos das viv{\^e}ncias sociais e musicais s{\~a}o veiculados a partir das imagens publicadas, que tipo de discurso {\'e} usado, e que papel {\'e} que estas revistas desempenham na constru{\cc}{\~a}o de significados sobre m{\'u}sica.",
keywords = "Imprensa peri{\'o}dica, iconografia musical, vida musical em Portugal",
author = "Calado, {Mariana Carvalho}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013 SFRH/BD/112598/2015; null ; Conference date: 09-11-2017 Through 11-11-2017",
year = "2017",
language = "Portuguese",

}

Calado, MC 2017, '«Pianista ilustre», «Apreciada cantora», «Distinta cantora»: A vida musical portuguesa em revistas ilustradas' Paper presented at VII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017, Braga, Portugal, 9/11/17 - 11/11/17, .

«Pianista ilustre», «Apreciada cantora», «Distinta cantora» : A vida musical portuguesa em revistas ilustradas. / Calado, Mariana Carvalho.

2017. Paper presented at VII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017, Braga, Portugal.

Research output: Contribution to conferencePaper

TY - CONF

T1 - «Pianista ilustre», «Apreciada cantora», «Distinta cantora»

T2 - A vida musical portuguesa em revistas ilustradas

AU - Calado, Mariana Carvalho

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013 SFRH/BD/112598/2015

PY - 2017

Y1 - 2017

N2 - Da consulta de imprensa periódica ilustradas publicada em Portugal nas primeiras décadas do século XX, emergem imagens alusivas a acontecimentos musicais, quer em fotografias de conjunto com instrumentistas, quer em fotografias de retrato a destacar o sucesso alcançado por um músico, maestro, pedagogo ou estrela de espectáculo. O uso de ilustrações e fotografias é um dos elementos que distingue estas publicações de outros periódicos da época. Com capas coloridas, textos curtos, alguns artigos e bastantes imagens, as revistas ilustradas eram publicações particularmente atractivas. Consoante a linha editorial e conjunto de redactores que com elas colaboravam, estas revistas abordavam diversas temáticas, da actualidade política à vida social, passando por assuntos artísticos, literários, musicais, desportivos, de moda e científicos.Na presente comunicação, irei abordar as representações de acontecimentos musicais nas revistas Ilustração Portuguesa (1903-1993), ABC (1920-1940) e Ilustração (1926-1939). A análise irá focar-se em particular nas décadas de 1920 e 1930 e destacará os agentes representados – estudantes de música, professores, instrumentistas, cantores, maestros e, por vezes, público, assim como os espaços e contextos em que a música era praticada. Questionarei que aspectos das vivências sociais e musicais são veiculados a partir das imagens publicadas, que tipo de discurso é usado, e que papel é que estas revistas desempenham na construção de significados sobre música.

AB - Da consulta de imprensa periódica ilustradas publicada em Portugal nas primeiras décadas do século XX, emergem imagens alusivas a acontecimentos musicais, quer em fotografias de conjunto com instrumentistas, quer em fotografias de retrato a destacar o sucesso alcançado por um músico, maestro, pedagogo ou estrela de espectáculo. O uso de ilustrações e fotografias é um dos elementos que distingue estas publicações de outros periódicos da época. Com capas coloridas, textos curtos, alguns artigos e bastantes imagens, as revistas ilustradas eram publicações particularmente atractivas. Consoante a linha editorial e conjunto de redactores que com elas colaboravam, estas revistas abordavam diversas temáticas, da actualidade política à vida social, passando por assuntos artísticos, literários, musicais, desportivos, de moda e científicos.Na presente comunicação, irei abordar as representações de acontecimentos musicais nas revistas Ilustração Portuguesa (1903-1993), ABC (1920-1940) e Ilustração (1926-1939). A análise irá focar-se em particular nas décadas de 1920 e 1930 e destacará os agentes representados – estudantes de música, professores, instrumentistas, cantores, maestros e, por vezes, público, assim como os espaços e contextos em que a música era praticada. Questionarei que aspectos das vivências sociais e musicais são veiculados a partir das imagens publicadas, que tipo de discurso é usado, e que papel é que estas revistas desempenham na construção de significados sobre música.

KW - Imprensa periódica

KW - iconografia musical

KW - vida musical em Portugal

M3 - Paper

ER -

Calado MC. «Pianista ilustre», «Apreciada cantora», «Distinta cantora»: A vida musical portuguesa em revistas ilustradas. 2017. Paper presented at VII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017, Braga, Portugal.