A fotografia e os fotógrafos na revista Panorama (1941-1973): 30 anos de propaganda?

Translated title of the contribution: Photographers and photography in Panorama magazine (1941-1973): 30 years of propaganda?

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

O interesse pela fotografia impressa está longe de ser um facto negligenciável em diversos projetos editoriais. Centrando a atenção sobre a análise da revista Panorama (1941-1973), este artigo testa a possibilidade de uma história alternativa desta publicação por meio da fotografia. Uma análise alargada de algumas edições revelou uma disseminação assimétrica da fotografia ao longo do tempo, que refletia a perca de protagonismo do fotógrafo e da imagem fotográfica nas últimas séries. Impunha-se, portanto, uma análise de conjunto da revista como meio de obter um quadro representativo desse período. A pertinência desta análise, ainda exploratória, é a de trazer novos dados que contribuam para entender até que ponto a fotografia é utilizada como instrumento de propaganda na Panorama ou perde a sua capacidade discursiva, passando a ocupar uma função meramente ilustrativa.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)1-24
Number of pages24
JournalComunicação Pública
Volume12
Issue number23
DOIs
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • Fotografia impressa
  • Revista Panorama
  • Publicações periódicas
  • Propaganda

Fingerprint Dive into the research topics of 'Photographers and photography in Panorama magazine (1941-1973): 30 years of propaganda?'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this