Arte da Performance, made in Portugal: Uma aproximação à(s) sua(s) história(s)

Translated title of the contribution: Performance Art, made in Portugal

Research output: Book/ReportBook

1 Downloads (Pure)

Abstract

A(s) história(s) da arte da performance portuguesa, categoria artística que começou a ser assim nomeada a partir das décadas de 1960-1970, encontram-se em processo de construção e só recentemente têm vindo a ser inscritas na História da Arte. Para além de contributos teóricos fragmentários e focados essencialmente no percurso de artistas singulares que, de modo geral, acabaram por ser mais conhecidos pelas suas práticas artísticas menos performáticas (poesia, pintura, escultura), estas “histórias em processo” têm-se vindo a construir e a ganhar visibilidade, quer por via de algumas exposições retrospetivas que têm apresentado alguns artistas e registos deste género artístico, quer por via de um retomado interesse por parte de novas gerações de artistas performers, curadores e de investigadores deste género.
Este livro propõe-se apresentar uma aproximação à(s) história(s) da arte da performance portuguesa, elas próprias no seu caráter “performativas” e “especulativas”, compondo uma leitura aproximada sobre os seus ciclos (híbridos) na História, as suas múltiplas e híbridas ontologias, e as relações imbrincadas e hibridismos entre a arte da performance e a performatividade social dos portugueses.
Translated title of the contributionPerformance Art, made in Portugal
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova
Number of pages156
ISBN (Electronic)978-972-9347-35-1
ISBN (Print)978-972-9347-36-8
Publication statusPublished - 23 Oct 2020

Publication series

NameLivros ICnova

Keywords

  • Arte da performance portuguesa
  • História(s)

Fingerprint Dive into the research topics of 'Performance Art, made in Portugal: Uma aproximação à(s) sua(s) história(s)'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this