Pensamento Bernardino e ‘estética cisterciense’: Alcobaça e a formação do gótico no território português

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

A introdução ao estudo da arte cisterciense, engloba problemas de enquadramento histórico, filosófico e mesmo teológico, uma vez que se procura assimilar toda a essência desta arte de forma a compreender como ela irá reflectir-se no nosso território. Para o entendimento destes conceitos é fundamental uma análise do pensamento de São Bernardo de Claraval, figura lapidar do século XII e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de uma estética artística habitualmente designada “estética cisterciense”. Uma das questões que surgem ao abordar a influência da arquitectura cisterciense no Gótico é saber se, de certa maneira, São Bernardo não será um dos responsáveis directos pelo opus novum, ou se irá “apenas” influenciar um estilo já emergente. De facto, com a sua crítica ao luxo excessivo nos santuários, São Bernardo pugna por uma arquitectura despojada em termos decorativos, onde a pureza da construção e a proporção das formas são essenciais. Sendo estas premissas fundamentais da arte gótica, é importante esclarecer qual foi, efectivamente, o papel dos cistercienses e do seu líder espiritual. Em Portugal, o espirito cisterciense materializa-se de forma particular na Abadia de Santa Maria de Alcobaça. Esta abadia cisterciense, apesar da sua grandeza programática irrepetível, marcou a arte gótica portuguesa com a sua estética despojada, embora emanem ainda diversas interrogações em torno da descendência alcobacense. A análise do pensamento Bernardino e de uma estética cisterciense, cruzadas com a leitura da Abadia de Santa Maria de Alcobaça e do seu significado no gótico nacional, permite-nos estabelecer novas leituras na procura desse entendimento.
Original languageEnglish
Title of host publicationCister
EditorsJosé A. Careira, António V. Maduro, Rui Rasquilho
Place of PublicationAlcobaça
PublisherHora de Ler
Pages73-90
VolumeII - História
ISBN (Print)978-989-8991-00-3
Publication statusPublished - 2019
EventII Congresso Internacional MOSTEIROS CISTERCIENSES - Alcobaça-Cós, Portugal
Duration: 6 Jul 20188 Jul 2018

Conference

ConferenceII Congresso Internacional MOSTEIROS CISTERCIENSES
CountryPortugal
CityAlcobaça-Cós
Period6/07/188/07/18

Fingerprint Dive into the research topics of 'Pensamento Bernardino e ‘estética cisterciense’: Alcobaça e a formação do gótico no território português'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this

    Villamariz, C. (2019). Pensamento Bernardino e ‘estética cisterciense’: Alcobaça e a formação do gótico no território português. In J. A. Careira, A. V. Maduro, & R. Rasquilho (Eds.), Cister (Vol. II - História, pp. 73-90). Alcobaça: Hora de Ler.