Consensos e dilemas no ensino de matemática a alunos de um curso de decoração e pintura cerâmica

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

A Matemática é uma das áreas que integra o plano curricular dos Cursos de Educação e Formação (CEF), pelo contributo para o exercício da cidadania em sociedades democráticas e tecnologicamente avançadas, mas esta é, também, frequentemente fonte de exclusão. O programa reconhece-o e enfatiza uma aprendizagem mais ligada ao concreto e à realidade. Mas reconhece também que é ao professor que compete gerir a sua implementação, dando forma às situações de aprendizagem e integrando-as de forma coerente e articulada no curso específico que os alunos frequentam. O estudo que aqui se apresenta teve como principal objectivo analisar e compreender as opções efectuadas pelo professor no decorrer das diferentes etapas da sua prática, dando atenção aos dilemas que enfrentou e às razões que valorizou na tomada de decisões. A abordagem metodológica adoptada é de natureza qualitativa e interpretativa, com a realização dum estudo de caso do professor de Matemática Aplicada dum CEF de Decoração e Pintura Cerâmica. A recolha de dados foi concretizada através de entrevistas, observação de aulas e recolha documental, sendo a análise de dados orientada pelo quadro teórico, conciliado com a interpretação destes. Nas conclusões do estudo a redução dos pré-requisitos, a preocupação em partir dos interesses dos alunos e a intenção de alargar a cultura dos alunos surgem como centrais na selecção das tarefas; enquanto o envolvimento activo dos alunos caracteriza a implementação das aulas. Os dilemas centram-se fundamentalmente na valorização relativa e aprofundamento a atribuir a cada conteúdo e na articulação entre formal e intuitivo.
Original languageUnknown
Title of host publicationAtas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais-das políticas às lógicas de ação
Pages502-511
Publication statusPublished - 1 Jan 2014
EventVI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais – das políticas às lógicas de ação -
Duration: 1 Jan 2013 → …

Conference

ConferenceVI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais – das políticas às lógicas de ação
Period1/01/13 → …

Cite this

Rocha, H. C. O. F. D. (2014).

Consensos e dilemas no ensino de matemática a alunos de um curso de decoração e pintura cerâmica

. In Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais-das políticas às lógicas de ação (pp. 502-511)