'Pastichada de Bailados Russos’: a presença dos Ballets Russes no discurso em torno dos Bailados Portugueses Verde Gaio

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

Na palestra que, ao microfone da Emissora Nacional, António Ferro proferiu uma hora antes da estreia dos Bailados Portugueses Verde Gaio (BPVG), a 8 de Novembro de 1940, a referência aos Ballets Russes constituia o fio condutor que expunha simultaneamente a génese do projecto e o programa da companhia portuguesa. Conservada a memória dos espectáculos de Lisboa, em 1917/18, durante mais de vinte anos António Ferro acalentou a ideia de criar uma companhia de “bailados russos portugueses”. De facto, a par com o propósito nacionalista e propagandístico, a filiação dos BPVG na “revolução” associada aos Ballets Russes seria uma das pedras de toque vincada logo a partir dos primeiros artigos jornalísticos que focam a companhia. Dos efusivos artigos na Ilustração Portuguesa na década de 20 à recepção crítica da estreia dos BPVG, em 1940, o discurso em torno da companhia de Diaghilev vai, contudo, sofrendo variações, nuances e novas interpretações.
Nesta comunicação analisaremos artigos publicados na imprensa periódica, que anteciparam a criação dos BPVG e que sucederam a sua estreia, debruçando-nos sobre o discurso, de certa forma mitificado, que remete para os Ballets Russes procurando articular conceitos como os de “modernização”, “nacionalismo” ou “autenticidade”, recorrentes na retórica fundadora dos BPVG, procurando ainda questionar até que ponto o projecto e as produções musicais e coreográficas dos Verde Gaio reflectem o proclamado modelo dos Ballets Russes.
Original languagePortuguese
Number of pages1
Publication statusPublished - 2013
EventSimpósio Cem Anos de Sagração da Primavera 1913-­2013 - Teatro Nacional de S. Carlos, Lisboa, Portugal
Duration: 27 Jul 201328 Jul 2013

Conference

ConferenceSimpósio Cem Anos de Sagração da Primavera 1913-­2013
CountryPortugal
CityLisboa
Period27/07/1328/07/13

Cite this

Paula Pinto, R. (2013). 'Pastichada de Bailados Russos’: a presença dos Ballets Russes no discurso em torno dos Bailados Portugueses Verde Gaio. Abstract from Simpósio Cem Anos de Sagração da Primavera 1913-­2013, Lisboa, Portugal.