Panorama de Lisboa

Suplemento

Fernando Clara (Translator)

Research output: Book/ReportBook

Abstract

A presente obra relata parte das impressões colhidas na primeira expedição a Portugal do conde Johann Centurius von Hoffmannsegg e de Wilhelm Gottlieb Tilesius (1769-1857), ocorrida entre o outono de 1795 e a primavera de 1796, com o objetivo de estudar a História Natural do país. Em 1797, Hoffmannsegg, na companhia de Heinrich Friedrich Link, voltaria a Portugal e esta segunda viagem, que se prolongou por mais de dois anos, deu origem a várias publicações, entre as quais se destacam as Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha, da autoria de Link, já publicada nesta coleção, e do texto de Tilesius que aqui se apresenta em tradução portuguesa.
Este texto, que descreve diversos aspetos da sociedade, da arquitetura e dos usos e costumes da população de Lisboa de finais do século XVIII, foi originalmente publicado em 1799, como «Suplemento» à tradução alemã do Panorama de Lisboa no ano de 1796 de J. B. F. Carrère. Trata-se de um extenso «Suplemento» que permite ainda perceber os contextos das viagens naturalistas, as redes científicas europeias em que se inscrevem e os obstáculos (políticos e religiosos) que enfrentam. Escrito num tom radicalmente protestante e iluminista, o «Suplemento» reproduz e confirma o olhar típico da Europa do Norte sobre um Sul católico, miserável, indolente e ignorante.
Sublinhe-se que Tilesus é um naturalista cujo nome se associa às designações taxonómicas de algumas dezenas de espécies marinhas que recolheu e descreveu durante a viagem científica de circum-navegação que fez, entre 1803 e 1806, sob o comando do capitão Adam Johann von Krusenstern.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherBiblioteca Nacional
Number of pages178
ISBN (Electronic)978-972-565-627-3
Publication statusPublished - 2018

Publication series

NamePortugal e os estrangeiros

Keywords

  • XVIII
  • Travel literature

Cite this

Clara, F., (TRANS.) (2018). Panorama de Lisboa: Suplemento. (Portugal e os estrangeiros). Lisboa: Biblioteca Nacional.
Clara, Fernando. / Panorama de Lisboa : Suplemento. Lisboa : Biblioteca Nacional, 2018. 178 p. (Portugal e os estrangeiros).
@book{c9f1a7e982494e0eac7f475ee97fa342,
title = "Panorama de Lisboa: Suplemento",
abstract = "A presente obra relata parte das impress{\~o}es colhidas na primeira expedi{\cc}{\~a}o a Portugal do conde Johann Centurius von Hoffmannsegg e de Wilhelm Gottlieb Tilesius (1769-1857), ocorrida entre o outono de 1795 e a primavera de 1796, com o objetivo de estudar a Hist{\'o}ria Natural do pa{\'i}s. Em 1797, Hoffmannsegg, na companhia de Heinrich Friedrich Link, voltaria a Portugal e esta segunda viagem, que se prolongou por mais de dois anos, deu origem a v{\'a}rias publica{\cc}{\~o}es, entre as quais se destacam as Notas de uma viagem a Portugal e atrav{\'e}s de Fran{\cc}a e Espanha, da autoria de Link, j{\'a} publicada nesta cole{\cc}{\~a}o, e do texto de Tilesius que aqui se apresenta em tradu{\cc}{\~a}o portuguesa.Este texto, que descreve diversos aspetos da sociedade, da arquitetura e dos usos e costumes da popula{\cc}{\~a}o de Lisboa de finais do s{\'e}culo XVIII, foi originalmente publicado em 1799, como «Suplemento» {\`a} tradu{\cc}{\~a}o alem{\~a} do Panorama de Lisboa no ano de 1796 de J. B. F. Carr{\`e}re. Trata-se de um extenso «Suplemento» que permite ainda perceber os contextos das viagens naturalistas, as redes cient{\'i}ficas europeias em que se inscrevem e os obst{\'a}culos (pol{\'i}ticos e religiosos) que enfrentam. Escrito num tom radicalmente protestante e iluminista, o «Suplemento» reproduz e confirma o olhar t{\'i}pico da Europa do Norte sobre um Sul cat{\'o}lico, miser{\'a}vel, indolente e ignorante.Sublinhe-se que Tilesus {\'e} um naturalista cujo nome se associa {\`a}s designa{\cc}{\~o}es taxon{\'o}micas de algumas dezenas de esp{\'e}cies marinhas que recolheu e descreveu durante a viagem cient{\'i}fica de circum-navega{\cc}{\~a}o que fez, entre 1803 e 1806, sob o comando do capit{\~a}o Adam Johann von Krusenstern.",
keywords = "XVIII, Travel literature",
author = "Fernando Clara",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013",
year = "2018",
language = "Portuguese",
series = "Portugal e os estrangeiros",
publisher = "Biblioteca Nacional",

}

2018, Panorama de Lisboa: Suplemento. translated by Fernando Clara, Portugal e os estrangeiros, Biblioteca Nacional, Lisboa.

Panorama de Lisboa : Suplemento. / Clara, Fernando (Translator).

Lisboa : Biblioteca Nacional, 2018. 178 p. (Portugal e os estrangeiros).

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - Panorama de Lisboa

T2 - Suplemento

A2 - Clara, Fernando

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - A presente obra relata parte das impressões colhidas na primeira expedição a Portugal do conde Johann Centurius von Hoffmannsegg e de Wilhelm Gottlieb Tilesius (1769-1857), ocorrida entre o outono de 1795 e a primavera de 1796, com o objetivo de estudar a História Natural do país. Em 1797, Hoffmannsegg, na companhia de Heinrich Friedrich Link, voltaria a Portugal e esta segunda viagem, que se prolongou por mais de dois anos, deu origem a várias publicações, entre as quais se destacam as Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha, da autoria de Link, já publicada nesta coleção, e do texto de Tilesius que aqui se apresenta em tradução portuguesa.Este texto, que descreve diversos aspetos da sociedade, da arquitetura e dos usos e costumes da população de Lisboa de finais do século XVIII, foi originalmente publicado em 1799, como «Suplemento» à tradução alemã do Panorama de Lisboa no ano de 1796 de J. B. F. Carrère. Trata-se de um extenso «Suplemento» que permite ainda perceber os contextos das viagens naturalistas, as redes científicas europeias em que se inscrevem e os obstáculos (políticos e religiosos) que enfrentam. Escrito num tom radicalmente protestante e iluminista, o «Suplemento» reproduz e confirma o olhar típico da Europa do Norte sobre um Sul católico, miserável, indolente e ignorante.Sublinhe-se que Tilesus é um naturalista cujo nome se associa às designações taxonómicas de algumas dezenas de espécies marinhas que recolheu e descreveu durante a viagem científica de circum-navegação que fez, entre 1803 e 1806, sob o comando do capitão Adam Johann von Krusenstern.

AB - A presente obra relata parte das impressões colhidas na primeira expedição a Portugal do conde Johann Centurius von Hoffmannsegg e de Wilhelm Gottlieb Tilesius (1769-1857), ocorrida entre o outono de 1795 e a primavera de 1796, com o objetivo de estudar a História Natural do país. Em 1797, Hoffmannsegg, na companhia de Heinrich Friedrich Link, voltaria a Portugal e esta segunda viagem, que se prolongou por mais de dois anos, deu origem a várias publicações, entre as quais se destacam as Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha, da autoria de Link, já publicada nesta coleção, e do texto de Tilesius que aqui se apresenta em tradução portuguesa.Este texto, que descreve diversos aspetos da sociedade, da arquitetura e dos usos e costumes da população de Lisboa de finais do século XVIII, foi originalmente publicado em 1799, como «Suplemento» à tradução alemã do Panorama de Lisboa no ano de 1796 de J. B. F. Carrère. Trata-se de um extenso «Suplemento» que permite ainda perceber os contextos das viagens naturalistas, as redes científicas europeias em que se inscrevem e os obstáculos (políticos e religiosos) que enfrentam. Escrito num tom radicalmente protestante e iluminista, o «Suplemento» reproduz e confirma o olhar típico da Europa do Norte sobre um Sul católico, miserável, indolente e ignorante.Sublinhe-se que Tilesus é um naturalista cujo nome se associa às designações taxonómicas de algumas dezenas de espécies marinhas que recolheu e descreveu durante a viagem científica de circum-navegação que fez, entre 1803 e 1806, sob o comando do capitão Adam Johann von Krusenstern.

KW - XVIII

KW - Travel literature

M3 - Book

T3 - Portugal e os estrangeiros

BT - Panorama de Lisboa

PB - Biblioteca Nacional

CY - Lisboa

ER -

Clara F. Panorama de Lisboa: Suplemento. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2018. 178 p. (Portugal e os estrangeiros).